Publicada em 12/03/2024 às 14h29
Eleições – A informação é do jornalista Roberto Kuppê, hoje em Brasília, mas com raízes em Rondônia, onde se destacou na área no extinto jornal “Estadão do Norte”, em sua coluna Zona Franca no site “MAISRO”, que tramita com regularidade nas redes sociais da internet. Segundo Kuppê, petista de carteirinha, fiel ao presidente Lula, o PT terá candidatura própria à prefeitura de Porto Velho. O nome como pré-candidata seria da ex-senadora Fátima Cleide, política de comprovada eficiência e detentora de uma passagem das mais positivas no Senado Federal. Fátima foi a quinta mais bem votada à Câmara Federal em 2022 (28.409 votos) e não se elegeu devido a legenda. Segundo o colunista, Fátima teria colocado seu nome à disposição do partido para uma pré-candidatura à sucessão estadual na capital nas eleições municipais de outubro próximo.
Oposição – Caso realmente Fátima seja confirmada como pré-candidata da oposição existe a possibilidade de composição com ao menos mais sete partidos, dentre eles o PSB, MDB, Rede, PV, PCdoB e Psol. Como eleições em Porto Velho sempre tem segundo turno, é necessário que o vice seja de centro esquerda, para dividir o grupo de apoio à direita, que tem ao menos três candidatos com boas condições de sucesso, como Mariana Carvalho, ex-deputada federal e ex-vereadora, do Republicanos; deputado federal Fernando Máximo (UB), Léo Moraes (Podemos). E tem o ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC), de Rondônia, Benedito Alves, nome com enorme trânsito junto aos mais diversos segmentos aos políticos do Estado facilitando as negociações para um segundo turno. Quem viver, verá...
Prefeitos – O Governo do Estado reunirá na quinta-feira (14) em Porto Velho prefeitos e vereadores da capital e interior para a realização da 4ª edição do Fórum na casa de eventos Talismã. O encontro tem como objetivo consolidar alianças entre Executivo Estadual com os 52 municípios e relacionadas as políticas públicas beneficiando a população. O fórum é organizado pela Casa Civil. No anterior, o Governo do Estado assegurou mais de R$ 1 bilhão em investimentos de infraestrutura nos municípios e pactuado, o Projeto Compartilhado Saúde, que tem como objetivo promover cirurgias eletivas em regiões específicas. Foram cerca de 5.500 mil procedimentos cirúrgicos realizados pelo Programa e investimentos superior a R$ 20 milhões em saúde descentralizada.
Vereadores – Desde o dia 7 que está aberta a Janela Partidária, que possibilita a mudança de partido pelos vereadores sem que corram o risco de perderem o mandato por infidelidade partidária. É a oportunidade para que os “nobres pares”, descontentes com seus partidos optem por outra sigla partidária. Em Porto Velho a expectativa é que teremos muitos vereadores trocando de sigla, mobilização importante para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em outubro próximo. O prazo de encerramento de as possibilidades de mudança de partido será encerrado no próximo dia 5, portanto, temos pouco mais de vinte dias.
Vilhena – O caminho para a reeleição do prefeito de Vilhena, Flori Cordeiro (Podemos), eleito em outubro de 2022, para um mandato-tampão (janeiro de 2023 a dezembro de 2024), após a realização de eleição suplementar devido à cassação dos mandatos do prefeito Eduardo Japonês e da vice Patrícia da Glória, ambos do PV, que parecia tranquilo, mudou. É que o ex-prefeito (dois mandatos), Melki Donadon, de família tradicional na política do Cone Sul estaria elegível e já se posiciona como pré-candidato à sucessão municipal para as eleições de outubro próximo. Flori realiza uma administração eficiente que vem agradando a maioria da população e, caso tenhamos uma disputa entre ele e Melki, certamente será das mais acirradas, pois a Família Donadon tem tradição na política do Cone Sul.
Respigo
A realização da Rondônia Rural Show (RRS), de 20 a 25 de maio em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Reck, acelera os preparativos para a mostra, considerada a mais importante do Norte do País. A RRS é organizada pelo Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e tem dimensão internacional +++ O Defensor Público da área da saúde, Sérgio Muniz Neves esteve na manhã de hoje (12) na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Ale), a pedido da presidente, deputada Claudia de Jesus (PT/Ji-Paraná). Sérgio foi questionado sobre o excesso de pedidos de atendimento na área de saúde, inclusive sobre medicamentos gratuitos.