Publicada em 11/03/2024 às 08h55
Após uma noite recheada de prêmios, o Oscar 2024 elegeu Oppenheimer como o Melhor Filme do ano. O longa-metragem venceu concorrentes como Pobres Criaturas, Vidas Passadas, Os Assassinos da Lua das Flores, Barbie e outros títulos da categoria.
Oppenheimer era o líder de indicações na premiação, com nada menos que 13 indicações. O longa-metragem superou filmes como Pobres Criaturas, que obteve 11 indicações e também estava entre os favoritos da noite.
Abaixo, confira a lista completa de longa-metragens indicados na categoria de Melhor Filme em 2024, que foi vencida por Oppenheimer.
Oppenheimer foi o filme mais indicado ao Oscar em 2024.
Indicados e vencedor da categoria Melhor Filme
American Fiction
Anatomia de uma Queda
Barbie
Os Rejeitados
Os Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer - Vencedor
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
Zona de Interesse
Além de angariar a principal estatueta da noite, Oppenheimer também levou outros prêmios importantes. Robert Downey Jr levou a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação no longa-metragem, enquanto Cillian Murphy foi consagrado com o prêmio de Melhor Ator.
Christopher Nolan vence como melhor diretor
O Oscar 2024 também repetiu a famosa dobradinha das categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor. Christopher Nolan, responsável pelo longa-metragem premiado, também ganhou sua estatueta.
Diretor Christopher Nolan não usa celular e nem e-mail; entenda motivo
O cineasta, que também dirigiu Interestelar e A Origem, venceu nomes como Martin Scorsese, de Os Assassinos da Lua das Flores. A categoria de Melhor Diretor também contava com Justine Triet (Anatomia de Uma Queda), Jonathan Glazer (Zona de Interesse) e Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas).
Apesar de já ser uma figurinha conhecida nas premiações e ter oito indicações no currículo, esta foi a primeira vitória de Nolan no Oscar pela categoria de Melhor Diretor. O momento já era esperado, visto que o cineasta também brilhou em outras cerimônias durante a temporada.
E Barbie?
Não posso deixar de mencionar, também, o filme da Barbie. O longa-metragem foi um dos grandes destaques da premiação, com apresentações e participações especiais. No entanto, o sucesso de bilheteria não se refletiu em estatuetas no maior evento da indústria cinematográfica.
Apesar de múltiplas indicações, o longa-metragem da boneca da Mattel levou apenas uma estatueta para casa. O filme garantiu a estatueta de música original, com a música What Was I Made For, de Billie Eilish.