Publicada em 21/03/2024 às 14h05
Deputados – Reeleito para o cargo de deputado estadual pela quinta vez, Ademar Traiano (PSD) passa por momento difícil, após o vazamento de áudios com ele negociando pagamento de propina combinando a renovação de contrato da TV Icaraí para prestar serviços para a TV Assembleia no ano de 2015. Traiano continua no cargo até hoje e está sendo pressionado a renunciar ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), arquivou o processo que poderia levar à cassação do mandato. Mas há mobilização de um grupo de deputados que pretende mudar a maneira de eleição e reeleição da Mesa Diretora, propondo alteração de três artigos do Regimento Interno.
Deputados II – A proposta de mudança é do deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), mesmo partido de Traiano, limita reeleições da Mesa Diretora e torna individual a votação aos cargos, hoje, através de chapas com os nomes do presidente aos secretários. A proposta de Romanelli prevê uma única recondução aos cargos da Mesa Diretora e torna a votação individual para os cargos. Nega que a proposta tenha vinculação com a situação do colega presidente, e argumentou, “há anos que tenho essa proposta, que me parece mais democrática”, argumentou. Do ponto de vista legal, o processo envolvendo o presidente está encerrado. “Agora resta a questão política. O atual presidente concluirá seu mandato, que vai até o fim do ano”.
Candeias – A cada dia fica mais confusa a situação política em Candeias do Jamari, onde somente no mandato de 2020/24 já tivemos três prefeitos e provavelmente o quarto, após o próximo dia 5. É que os vereadores decidiram, que o prefeito-interino, Aussemir Almeida (PSB), presidente da Câmara Municipal, licenciado do cargo para assumir a chefia do executivo, após a cassação do prefeito Valteir Queiroz (na época no Patriota, hoje extinto) eleito em 2020 ser cassado, e o seu vice, Toninho Cerejeiras (PSB), assumir e também ser cassado, ficará no cargo até o próximo dia 5. Esta semana os vereadores decidiram quem será o futuro prefeito, que ficará no cargo até a eleição suplementar do dia 9 de junho, após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo com as eleições municipais programadas para outubro, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores, que assumirão em janeiro do próximo ano. Caso a decisão dos “nobres pares” prevaleça, o vice-presidente da câmara de vereadores, Paulinho Macário (também eleito pelo extinto Patriota) será o prefeito até a eleição suplementar. É o fim da rosca...
Vereador – Como as convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições de outubro estão se aproximando (20 de julho a 5 de agosto) o processo de seleção dos candidatos na capital e no interior do Estado são acelerados, pois não é fácil montar um grupo de pessoas dispostas a enfrentar as urnas e com as mínimas condições para se eleger. O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), deputado Marcelo Cruz, que recentemente se filiou ao Solidariedade vem mantendo encontros na capital e interior ajudando o partido na formação das nominatas e parcerias para o Solidariedade, presidido no Estado pela sua irmã, Mirlene Cruz da Silva. Na capital, por exemplo, Adriano Gomes, seu assessor na Ale-RO está na lista de pré-candidatos a vereador. Adriano tem carisma, identificação com a população e certamente é um forte concorrente a uma das 23 vagas no legislativo municipal.
Gurgacz – Na próxima quinta-feira (27) o empresário Assis Gurgacz (Eucatur, Diário da Amazônia, Rede TV!), pioneiro de Rondônia estará lançando em Ji-Paraná, na sede da Eucatur, a partir das 8h30, o livro biográfico O Homem Infinito. Paranaense de Cruz Machado, o Sr. Assis, como todos o chamam, também estará comemorando, junto com a fiel companheira, a Dona Nair, os 50 anos da Eucatur, que “nasceu” no dia 31 de março em Cascavel, Oeste do Paraná, onde está sediada e se consolidou em Rondônia. Boa pare da colonização do Estado ocorreu com a chegada de famílias trazidas pela Eucatur, com o Sr. Assis dirigindo, que buscavam um novo Eldorado atendendo chamado do Governo Federal incentivando a colonização com o eslogam “integrar para não entregar”.
Respigo
Estão em andamento desde a segunda-feira (18), na sede da Escola do Legislativo, que pertence à Assembleia Legislativa (Ale), quatro cursos para capacitação dos servidores públicos. Os cursos de Fotografia e de Assessoria de Comunicação das 8h `s 12h, e Libras para Atendimento ao Público e Marketing Político em Redes Sociais, das 14h às 18h, na sede da escola em Porto Velho +++ Os cursos (40) também são levados para o interior para atender câmaras de vereadores, prefeituras, autarquias e, a exemplo da capital, as vagas excedentes são disponibilizadas à população. Ao final dos cursos, segundo diretor-geral da escola, os alunos concluintes recebem certificados de conclusão +++ Ji-Paraná se prepara para a realização no período de 20 a 25 de maio para a 11ª Rondônia Rural Show no Centro Tecnológico Vandeci Rack. Exposições de máquinas agrícolas e equipamentos, vitrines tecnológicas, insumos, exposição de animais, palestras, oficinas, demonstrações práticas e oportunidades de network fazem parte da programação +++ Hoje já não se encontra vagas na rede hoteleira, inclusive de os municípios vizinhos. Ainda se encontra locação de residências, apartamentos, chácaras, mas não é missão das mais fáceis.