Publicada em 05/03/2024 às 14h01
PSDB/MDB/Republicanos – Um dos assuntos predominantes nas rodas políticas na última semana foi de a possibilidade de uma composição entre o PSDB, liderado no Estado pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios-Arom, e o MDB, que tem no senador Confúcio Moura o político de maior expressão da sigla. Comenta-se que a ex-senadora Mariana Carvalho, que preside o Republicanos no Estado, teria mantido diálogo com o presidente do MDB, de Porto Velho, ex-deputado estadual Williames Pimentel, que também já passou pela secretaria de Saúde (Estado e de Porto Velho) visando a sucessão municipal da capital.
Prefeitura – Um dos cargos mais cobiçados para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo é a prefeito de Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, superior a 350 mil votos, que estavam aptos a votarem em 2022. Mariana é pré-candidata à sucessão de Hildon e tem o apoio do atual prefeito. Uma composição com o MDB, certamente garantirá força eleitoral suficiente para ela chegar ao segundo turno com amplas chances de vitória no segundo, dependendo da composição. Mariana prefeita e Pimentel vice ´´é uma dupla em condições de chegar à frente, sempre lembrando que, se eleger no primeiro turno em Porto Velho é uma missão considerada impossível, dizem pessoas ligadas à política local. Quem dará o “Sim”, ou “Não” para uma parceria Mariana-Pimentel será o senador Confúcio, que é o maior líder do partido em Rondônia.
Aviação – A situação do transporte aéreo em Rondônia e Acre é das mais críticas. Gol, Azul e TAM, empresas que atendem (sic) a região cancelaram a maioria dos voos para outros estados comprometendo o atendimento aos passageiros, que ficaram com poucas opções, além de preços abusivos. O senador do Acre, Sérgio Petecão (PSD), diferente dos representantes de Rondônia no Congresso Nacional (senadores e deputados), se manifestou com o absurdo que as empresas aéreas Gol e Azul e TAM fazem com Rondônia, principalmente, onde inúmeros voos foram suspensos com a alegação de “excesso de judicialização”. Petecão apresentou Projeto de Lei, abrindo o mercado regional para empresas estrangeiras, autorizando operarem com voos domésticos na Amazônia Legal, que foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na última quinta-feira (29).
Aviação II – Caso a proposta da Petecão seja aprovada em plenário e sancionada pelo Executivo, com os voos domésticos sendo operados em todo o território nacional, os preços cairão e a população usuária favorecida. Emenda do relator restringe a permissão, apenas para a Amazônia Legal, que enfrenta uma grave crise de falta de voos devido, principalmente os cancelamentos pela Gol e Azul desde julho de 2023, o que é bom para a região. Hoje o usuário do transporte aéreo paga valores absurdos para pode chegar às demais regiões do País, não tem condições de optar por dias e horários, porque os poucos voos estão sempre lotados, além de pagar preços extorsivos, fora da realidade da economia brasileira. Seria louvável, que os senadores e os deputados federais de Rondônia se juntassem a Petecão, para que esse grave problema com o transporte aéreo em Rondônia seja, no mínimo, amenizado. Se Azul e Gol não querem atender a demanda, que a concessão seja aberta a todos, inclusive a empresas estrangeiras.
Ji-Paraná – Hoje a sucessão municipal em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado (mais de 100 mil eleitores) passa pelo prefeito Isaú Fonseca UB), que deverá concorrer à reeleição. Isaú ficou fora da prefeitura durante alguns meses, em 2023 após acusação de corrupção e afastamento pela Justiça. Retornou e trabalha visando um novo mandato. Como sempre foi bom de voto e agora, com a tangente de ser afastado e retornar, porque não se teve elementos suficientes para deixa-lo sem mandato, caso concorra, deverá ser o adversário a ser batido. Isaú também tem a vantagem de os demais pré-candidatos serem bons de votos, como o ex-prefeito Jesualdo Pires (PSB) e o ex-secretário de Saúde do Estado, João Durval, que preside o PP em Ji-Paraná. Quanto mais dividir a oposição, melhor para ele. Para Isaú, que tem um eleitorado fiel, a “máquina” administrativa na mão, se colocando como vítima de acusação, que não teve solução de continuidade e, como em Ji-Paraná não tem segundo turno, tem tudo para conseguir um segundo mandato. Quem viver verá...
Respigo
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou na manhã de hoje (5) data para que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresente em audiência púbica o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução de a programação Anual de Saúde-PAS. Os deputados componentes da comissão presidida pelo vice, Cássio Góes (PSD-Cacoal) aprovaram a audiência para o próximo dia 13 +++ Muito calor hoje em Porto Velho, o que não é novidade, mesmo estando em período de Inverno Amazônico (chuvas diárias). Por volta das 13h os termômetros registram 31 graus e 37 de sensação térmica +++ O deputado estadual Luizinho Goebel (PSC-Vilhena) recebeu convite para se filiar a um dos mais importantes partidos políticos do Brasil. Ele não autorizou a divulgar o nome, mas as negociações estão adiantadas e nos próximos dias o experiente deputado, com cinco mandatos poderá mudar de sigla partidária.