Publicada em 26/03/2024 às 16h42
Ji-Paraná – O município está mudando de prefeito pela quarta vez no atual mandato. O prefeito Isaú Fonseca (UB) assumiu em janeiro de 2021. Em julho de 2023 foi afastado com alegações de corrupção. O vice, Joaquim Teixeira (MDB) assumiu e ficou no cargo em dezembro do mesmo ano, quando Isaú reassumiu, após conseguir o retorno ao cargo. Hoje (26) novamente Isaú é afastado do cargo, assim como servidores do município e novamente o vice, Joaquim Teixeira será convocado para assumir o cargo devido ao afastamento do titular. Isaú era pré-candidato à reeleição e já tinha como mote de campanha o seu afastamento durante cinco meses em 2023, quando retornou ao cargo, pois conseguiu o retorno na Justiça. Agora terá que travar mais uma batalha judicial para garantir elegibilidade para tentar mais um mandato.
Ji-Paraná II – A operação denominada Arcana (refere-se a segredos profundos ou conhecimentos ocultos, especialmente na tradição esotérica, enquanto “revelada” indica que esses segredos estão sendo expostos ou trazidos à luz. Juntos, “Arcana Revelada” traduz a divulgação de verdades ocultas ou a revelação de mistérios anteriormente desconhecidos) foi realizada na manhã de hoje (26) e envolveu Ministério Público (MP) estadual com o Gaeco, e a Draco2 (Polícia Civil) com atuações na prefeitura, na câmara de vereadores e voltada para a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, concussão, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro. É Ji-Paraná rivalizando com Candeias do Jamari, que já teve três prefeitos no atual mandato: Valteir Queiroz (UB), Toninho Cerejeiras (PSB), Aussemir Almeida (PSB) e poderá ter Paulinho Mecânico em breve. É que o mandato de Aussemir terminará no próximo dia 5, e Paulinho foi indicado pelos colegas vereadores para ocupar o cargo de prefeito até o final do ano. É o fim da rosca...
Candidatos? – Aprovada pela Câmara Federal a Minirreforma Tributária deverá entrar na pauta do Senado em breve. Caso seja confirmada vários políticos que estão inelegíveis em Rondônia poderão concorrer nas eleições de 2026 (presidente da República, governadores e respectivos, vices, duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Está inserida na minirreforma item, que irá beneficiar importantes políticos de Rondônia, no caso Ivo Cassol-PP (ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Rolim de Moura), Acir Gurgacz-PDT (ex-senador e ex-prefeito de Ji-Paraná) e Natan Donadon, presidente regional do Agir33 e ex-deputado federal, que hoje estão inelegíveis e serão favorecidos. Hoje a inelegibilidade inicia, após o julgamento do último recurso. Com a mudança a inelegibilidade será a partir da perda do mandato.
Biografia – O auditório da Eucatur em Ji-Paraná certamente será pequeno para abrigar o número de pessoas, que estarão prestigiando o lançamento do livro “Assis Gurgacz – O Homem Infinito”, empresário pioneiro de Rondônia que tem tudo a ver com o jovem Estado, que ele ajudou a colonizar. Editado por Rejane Martins Pires, o livro conta tudo sobre a saga do empresário Assis Gurgacz, o Sr. Assis, como é chamado por todos em razão do seu carisma, simplicidade e pessoa que inspira trabalho, realização, dignidade e respeito, dentre outros adjetivos qualificativos. O evento ocorrerá a partir das 8h30 e o livro conta com detalhes a vida do Sr. Assis, que forma um casal único com a Dona Nair, sua fiel companheira.
Ucaver – A União das Câmaras de Vereadores de Rondônia-Ucaver, presidida pela vereadora de Ouro Preto do Oeste, Rosária Helena (UB) publicou edital convocando vereadores das câmaras municipais para sessão extraordinária com a finalidade de ajustar estatuto e regimento interno em razão das eleições municipais para escolha dos novos prefeitos, vices vereadores em outubro próximo. A Assembleia Extraordinária será no dia 2 de abril, a partir das 10h, na Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste. Segundo Rosária Helena, será apresentada, discutida e votada proposta de alteração estatutária referente aos artigos 14 e 26 que visam a elegibilidade de vereadores integrantes da diretoria da entidade que estarão concorrendo à reeleição.
Respigo
Hoje (26) pela manhã ocorreu na Biblioteca Francisco Meirelles em Porto Velho o lançamento do Programa Mais Educação e assinatura do credenciamento de Creches Particulares no município. O programa é coordenado na capital pela Secretaria de Educação (Seduc), comandado pela titular da pasta, Gláucia Negreiros +++ O ex-vereador de Rolim de Moura, o delegado Renato César Morari, que também já passou pela Delegacia Regional no município está na lista de pré-candidato a vereado nas eleições de outubro próximo. O delegado Morari tentou se eleger deputado estadual em 2018, pelo Podemos, mas ficou na suplência +++ Seu nome estava cotado para concorrer a prefeito, mas preferiu optar pela vereança. Entende que o momento não é adequado +++ É importante lembrar que no próximo dia 5, termina o prazo para que vereadores possam trocar de partido sem perder o mandato na busca da reeleição. Já o prazo de filiação partidária terminará no dia 6 de abril, seis meses antes das eleições municipais deste ano.