Publicada em 25/04/2024 às 11h06
Com o objetivo de estimular a inclusão social, agregando esporte, luta, dança e cultura popular, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), vem transformando a vida de cerca de 50 crianças e jovens do programa Talentos do Futuro que praticam a modalidade de capoeira.
A capoeira, uma expressão cultural brasileira que combina dança, acrobacias, ginga, luta e brincadeiras, é ideal para promover o desenvolvimento físico e emocional dos alunos, promovendo ainda a autoconfiança e sociabilidade.
O programa oferece aulas gratuitas em dois polos da cidade: na quadra Sérgio Carvalho no bairro Esperança da Comunidade, e na Associação de Moradores do bairro Jardim Santana. Os atletas recebem uniformes, instrumentos musicais da capoeira e ainda lanche nos dias de treino.
O programa oferece aulas gratuitas em dois polos da cidade
Os alunos aprendem técnicas e aspectos históricos e culturais da capoeira como uma arte marcial genuinamente brasileira. Tudo é realizado usando a prática do esporte como uma ferramenta de transformação da realidade dos capoeiristas. As atividades são conduzidas pelo mestre Kuka, que não só compartilha a técnica, mas também a história e a filosofia por trás dessa arte.
O programa Talentos do Futuro proporciona uma experiência social enriquecedora, criando um senso de comunidade e apoio entre os participantes. Gabriel Natan, 14 anos de idade, pratica a modalidade há 3 anos e apresenta bons resultados com os treinos. "No início foi um pouco difícil, mas com os treinos fui melhorando, e hoje gosto muito de treinar capoeira aqui no Esperança da Comunidade", disse Gabriel.
Quem conheceu a capoeira há 5 anos foi a atleta Isabela Santorine, que tem 12 anos de idade. A capoeirista treina na quadra Sérgio Carvalho e faz questão de comparecer sempre aos treinos. "É uma alegria treinar capoeira no Talentos do Futuro. Nossas aulas são maravilhosas e o mestre ajuda os alunos que têm mais dificuldade", finaliza.
Nos últimos anos, com investimentos da Prefeitura de Porto Velho, foi possível o crescimento da modalidade. De acordo com a secretária da Semes, Ivonete Gomes, com o programa os alunos têm uma perspectiva de futuro melhor com o esporte. "É uma imensa alegria ver a evolução dos nossos capoeiristas. Nosso programa tem essa finalidade de proporcionar saúde e cidadania para os alunos", conclui a secretária.