Publicada em 24/04/2024 às 11h15
Em pronunciamento na Câmara dos Deputados, o deputado federal Coronel Chrisóstomo, do PL de Rondônia, criticou duramente a Polícia Federal. As críticas vieram após uma sessão da Comissão de Segurança Pública, que contou com a presença do jornalista português Sérgio Tavares, conhecido por sua detenção e interrogatório pela Polícia Federal em fevereiro, quando visitou o Brasil para participar das manifestações pró-Jair Bolsonaro.
Chrisóstomo usou o caso de Tavares como exemplo de ações que, segundo ele, comprometem a reputação da Polícia Federal. O deputado declarou que tais incidentes estão fazendo a instituição "envergonhar o Brasil" e questionou a legalidade das ordens executadas pela corporação.
Durante seu discurso, o deputado fez um apelo aos agentes da Polícia Federal para que questionem e, se necessário, recusem-se a cumprir ordens que considerem inconstitucionais ou inadequadas. "Infelizmente, a nossa Polícia Federal tem falhado e feito o Brasil passar vergonha. É preciso mudar, porque é uma instituição que tem um histórico a zelar", afirmou Chrisóstomo. Ele também enfatizou: "Faça a coisa correta. Quando você receber uma ordem que não esteja na Constituição e seja absurda, não cumpram", incentivando a desobediência a ordens.
ASSISTA: