Publicada em 26/04/2024 às 11h47
A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) sediou (25) a segunda reunião ordinária do colegiado do Parlamento Amazônico, entidade que reúne deputados estaduais dos nove estados da Amazônia Legal para discutir temas de interesse da região. O deputado Laerte Gomes (PSD), presidente da entidade, defendeu a importância de se debater a integração entre os estados amazônicos, em especial, da importância da BR-319, que serve não apenas a Rondônia, mas também beneficia a integração regional da Região Amazônica. A reunião do Parlamento Amazônico debateu questões em relação a sinalização das hidrovias, o que é fundamental para efetivar o eixo Manta-Manaus, que vai ligar o Amazonas ao Oceano Pacífico. Outro assunto importante é sobre os gargalos da malha aérea na região amazônica, que possui cada vez menos voos diretos entre os estados da própria região. Para o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes (PSD-RO), esse é um problema que precisa ser debatido. “São temas que são comuns a todos os Estados da Amazônia legal, pois a população que vive nessas áreas se sente isolada, pois não têm voos, as tarifas altíssimas, e isso cria um prejuízo para a região muito grande, tanto social quanto de investimentos”.
Participaram
Os deputados estaduais Marcelo Cruz (PRTB), Luizinho Goebel (Podemos), Alan Queiroz (Podemos), Dra. Taissa Sousa (Podemos), Luiz do Hospital (MDB), Cássio Gois (PSD), Alex Redano (Republicanos), Jean Oliveira (MDB), Ismael Crispim (MDB) e Cirone Deiró (União Brasil), participaram da segunda reunião ordinária do Parlamento Amazônico em Manaus (25), capital do Amazonas.
Palestra I
Durante a reunião do Parlamento Amazônico ocorreu palestra sobre a escassez de voos da aviação civil na região, proferida por Adriano Pinto Miranda, superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Palestra II
O segundo palestrante foi o doutro Erick Moura Medeiros, Diretor de Infraestrutura do DNIT. Ele abordou o tema da importância da sinalização aquaviária dos rios da Bacia Amazônica.
Questionaram
Os deputado estaduais Alan Queiroz (Podemos), Luizinho Goebel (Podemos) Cirone Deiró (União Brasil), Marcelo Cruz (PRTB), Laerte Gomes e Ismael Crispim (MDB), questionaram a dificuldade em solucionar os problemas da baixa oferta, os preços das passagens, os trechos o excesso de cancelamentos de voos para Região Amazônica.
Sinalização
A sinalização de rios da Bacia Hidrográfica Amazônica foi outro tema importante por conta do transporte logístico, de pessoas e a conectividade na região, para facilitar a navegação, em especial, a noturna.
Unanimidade
Por unanimidade, os deputados estaduais do Parlamento Amazônico, defenderam a união das Bancadas Federais e Estaduais, para enfrentar as pautas em comuns que criam barreiras para o desenvolvimento regional dos estados que compõem a Amazônia Legal.
Playboy
O playboy, advogado Valdir Vargas, se lançou pré-candidato pelo PP de Porto Velho, pegando de surpresa os dirigentes partidários e os pré-candidatos a vereadores da legenda progressista.
Declina
Caro leitor, não existe pré-candidatura de vice-prefeito, mas de pré-candidato a prefeito para depois declinar e fazer uma composição de chapa. Neste caso, a pré-candidatura do advogado Valdir Vargas surge para lá na frente figurar de candidato a vice-prefeito de alguma chapa na corrida eleitoral ao Prédio do Relógio.
Decidido
Quem pensa que é blefe, pode tirar o seu cavalinho da chuva, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), é realmente pré-candidato e candidato a prefeito de Porto Velho. O homem está decidido a enfrentar as urnas e suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Chapa
O ex-conselheiro Benedito Alves (Solidariedade), deverá figurar como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), ao Prédio do Relógio.
Opção
O município de Candeias do Jamari terá eleições suplementares para prefeito e o eleitor terá como opção o ex-deputado federal Lindomar Garçon (Republicanos), ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PL) e o vereador Jorge Saldanha (Avante).
Safra
A safra de médicos candidatos a vereador em Porto Velho é grande. No pleito eleitoral de outubro, o eleitor porto-velhense vai contar com a opção do médico ortopedista Clever Custódio (Avante).
Reeleição
Falando em médico, Dr. Júnior Queiroz (Republicanos) vai disputar a reeleição ao lado da pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil). Dr. Júnior para quem não sabe, tem uma extensa lista de serviços prestados aos bairros e distritos do município de Porto Velho.