Publicada em 16/04/2024 às 14h17
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, prometeu uma resposta “severa” e “dolorosa”, caso Israel ou seus aliados ameacem os interesses de seu país. A declaração foi divulgada pela mídia estatal iraniana nesta terça-feira (16/4).
“A menor medida contra os interesses iranianos enfrentará uma resposta severa, uma mão forte e dolorosa contra os seus perpetradores”, disse Raisi durante conversa por telefone com o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad Al Thani.
A declaração do presidente iraniano acontece um dia após o governo de Benjamin Netanyahu afirmar que vai retaliar o ataque de Teerã, no último sábado (13/4), contra o território israelense.
O ataque do Irã
Na ocasião, mais de 300 mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones foram lançados contra Israel a partir do Irã e de instalações de grupos apoiados por Teerã no Iraque, Iêmen e Líbano.
O ataque foi uma resposta ao bombardeio da embaixada iraniano em Damasco, capital da Síria, que matou quinze pessoas, incluindo um importante general iraniano.
Apesar da preocupação da comunidade internacional de uma escalada no conflito, o canal israelense N12 News afirmou que um dos pontos discutidos pelo gabinete de guerra de Israel é buscar uma forma de revidar sem provocar uma guerra regional.