Publicada em 22/04/2024 às 08h30
A manipulação significa a falsificação da realidade que visa induzir ou influenciar alguém a pensar de determinada forma. Aplicado nas competições eleitorais, a manipulação não hesita em lançar mão de baixarias ou armadilhas para reverter tendências e influenciar o eleitor. A manipulação é uma estratégia do Marketing Político e Eleitoral para apresentar o candidato como algo que ele não é, para vencer uma eleição ou para derrotar um adversário. É possível observar um político arrogante aparecer como humilde, empático, acessível e adepto do diálogo. Um político reconhecido como tocador de obras, de repente, aparece como um político das causas sociais. Os casos mais corriqueiros no Brasil são os políticos governistas arrependidos que se transformam em opositores ferrenhos. Essa reflexão sobre a manipulação para reverter tendências e influenciar o eleitor, tem sua razão de ser. Nossa democracia é extremamente jovem quando comparada aos padrões internacionais de países democráticos, somada a uma opinião pública predominantemente com baixa escolaridade – fenômeno do analfabetismo funcional; baixa renda – concentração de riqueza no país; baixo associativismo – desenvolvimento da comunidade local; baixo interesse por política – decepção com a classe política. Em face disso, faze necessário investir na Educação de qualidade para libertar a maioria da população da ignorância e da mediocridade.
Manipulação
Quando o assunto é manipulação política, me recordo da propaganda eleitoral do candidato a presidente da República Fernando Collor de Melo (PRN), a sua equipe de marketing eleitoral lançou um vídeo com depoimento de uma ex-namorada do candidato Lula (PT), seu principal adversário na corrida presidencial de 1989.
Impacto
A acusação não era leve: no vídeo, Lula teria proposto a ex-namorada Miriam Cordeiro o aborto de Lurian, sua filha. O tom do depoimento da ex-namorada ressentida e o impacto psicológico sobre o candidato do PT, afetou seu desempenho no debate decisivo da Rede Globo e, depois, ainda teve seus piores momentos durante o debate reeditados no Jornal Nacional da emissora.
Interferência
O vídeo com o depoimento de Miriam Cordeiro e o desempenho de Lula (PT) no debate final da Rede Globo, por conta da interferência psicológica externa, reverteu a tendência que, se mantida, daria a Lula a vitória. Neste caso, Fernando Collor de Melo (PRN) aos 40 anos idade, torna-se o primeiro presidente eleito após o fim da Ditadura Militar no país.
Fenômeno
Fernando Collor de Melo não era bem-visto na elite política brasileira, não tinha estrutura partidária – criou um partido para ser candidato, a seis meses da eleição era um desconhecido em termos nacionais e sua carreira política era provinciana para amparar suas ambições de chegar à presidência da República. Não obstante, tudo isso, Collor foi um fenômeno eleitoral, ganhando a eleição com uma campanha fulminante.
Tendência
Vídeos manipulados – fake news, panfletos difamatórios, áudios difamatórios e notícias encomendadas contra candidatos, sempre foi uma prática recorrente do Marketing Eleitoral. Em Rondônia, candidatos foram vítimas de fake news a exemplo de Melki Donadon – Eleições de 1998; Fátima Cleide – Eleições de 2006 e 2010; Vinícius Miguel – Eleições de 2020; Marcos Rogério – Eleições de 2022. Neste caso, o fake news reverteram a tendência do eleitorado, se mantida a tendência sem manipulação, os candidatos citados teriam vencido a eleição.
Repercute
Ainda repercute a Coluna de sexta-feira (19) por conta do “M” de Mariana ou de Marcelo na palma da mão. De um lado, os leitores sabem que a vantagem eleitoral da pré-candidata Mariana Carvalho em relação aos adversários é bem maior. Já o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que veio da periferia, deseja polarizar com a candidata favorita, porém, sua condição como candidato ao Prédio do Relógio se assemelha a Collor e Bolsonaro na disputa pela presidência da República.
Origem
O deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) não é bem-visto na elite política de Porto Velho por ter origem na periferia, não tem estrutura partidária e o seu grupo político precisa compreender a diferença de uma campanha proporcional para uma campanha majoritária.
Antiestablishment
A pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), repito: se assemelha a dos ex-presidentes Fernando Collor de Mello e Jair Bolsonaro, no tocante a recursos financeiros e enfrentamento do antiestablishment dominante. Mas fenômenos iguais a Collor e Bolsonaro acontecem em escala local!
Comando
Acabou a disputa interna dentro do partido Cidadania em Rondônia, o Diretório da Executiva Nacional interviu no Diretório Estadual definitivo, destituindo todos os membros dos seus respectivos cargos. O advogado Raimundo Castro assumiu o comando do novo Diretório Estadual.
Vencido
Na disputa pelo Cidadania, o grupo ligado ao pré-candidato Vinicius Miguel (PSB) foi vencido pelo grupo aliado do prefeito Hildon Chaves, esse último é presidente estadual do PSDB e da Federação partidária PSDB/Cidadania em Rondônia.
Treta
Após repercussão das declarações da juíza e pré-candidata a prefeita de Porto Velho, Euma Tourinho (MDB), sobre o presidente da OAB – Rondônia, o advogado Márcio Nogueira optou por não comentar e limitou-se a afirmar que respeita a justiça de Rondônia e seus membros, e que sempre buscou o diálogo.
Manipulado
Eu assisti à entrevista da juíza Euma Tourinho (MDB) no canal aberto de televisão, posso afirmar que a fala dela foi deturpada do contexto nas redes sociais em relação as suas ponderações no tocante ao presidente da OAB. A fala é um recorte manipulado para opinião pública no sentido de passar uma imagem da Euma como pessoa arrogante.
Imagem
Euma Tourinho (MDB) não passa uma imagem de arrogante, mas de uma “mulher macho sim senhor” como dizemos na Paraíba. Tal expressão corresponde a “cabra macho”, mas não no sentido pejorativo a mulher ou em relação a orientação sexual. Euma é de família tradicional da capital, ex-aluna do Colégio Auxiliadora, casada com um delegado de Polícia Federal, católica e tem um filho de 19 anos.
Representa
A juíza Euma Tourinho (MDB) na disputa ao Prédio do Relógio representa uma mulher forte, brava, empoderada, gentil, educada e perspicaz, que pode fascinar o eleitorado de Porto Velho. O fascínio caso se manifeste no território eleitoral, faz necessário considerar o processo de colonização da nossa capital.
Bolha
O deputado federal, Coronel Chrisóstomo (PL), gravou vídeo com os pré-candidatos a vereadores bolsonaristas raízes da capital, por sua vez, se apresenta como pré-candidato a prefeito da capital. Neste caso, ele deseja valorizar o passe ou sufocar o crescimento do pré-candidato a prefeito Ricardo Frota (Novo) na bolha bolsonarista?
Áudio
Por orientação do Diretório Nacional, o PL da capital deverá caminhar para composição com a pré-candidata Mariana Carvalho (União Brasil) ao Prédio do Relógio. O Coronel Chrisóstomo pode até querer disputar o Prédio do Relógio, mas como diz o áudio da vovozinha do TikTok: “não vai não, ele não vai não!”
Intensa
Falando em Mariana Carvalho (União Brasil), ela passou o final semana numa intensa agenda de visitas nas franjas urbanas da capital, recebeu lideranças e participou de cultos religiosos. Hoje (22), ela participa de sabatina com os pré-candidatos ao Prédio do Relógio na TV Norte Rondônia, afiliada do SBT.
Apoiar
O deputado estadual Edevaldo Neves (PRD) sem reservas, me disse que apoiará o pré-candidato a vereador Fernando PM e também vai ajudar na reeleição do vereador Edmilson Dourado (União Brasil). Edevaldo foi eleito vereador da capital e depois deputado estadual, com o voto segmentado dos Policiais Penais Penitenciários estadual.
Competitiva
A posição do deputado estadual Edevaldo Neves (PRD) de apoiar candidatos a vereadores na capital fora do Sistema Penal, faz crescer a possibilidade dos policiais penais Nilton Souza (PSDB) e Daihane Gomes (Avante), de conquistar uma cadeira na CMPV. Ao analisar e comparar as nominatas de vereadores do PSDB e do Avante, quem tem mais chances de vitória é Daihane Gomes, ela figura numa nominata mais competitiva e oferece maiores chances de vitória.