Publicada em 10/04/2024 às 09h19
O terremoto de magnitude 7,4 que atingiu Taiwan em 03 de abril também deixou mais de 1.100 feridos, conforme relatório oficial divulgado pela agência francesa AFP.
Durante as operações de resgate, equipes encontraram os corpos de três vítimas enquanto tentavam resgatar outros dois corpos enterrados sob rochas ao longo de uma trilha no condado de Hualien (leste), epicentro do terremoto.
Três pessoas ainda estão desaparecidas, conforme informou a Agência Nacional dos Bombeiros.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou Hualien hoje para expressar sua gratidão pelo trabalho das equipes de salvamento e prometer assistência rápida às áreas afetadas pela catástrofe.
"O governo central está totalmente comprometido e trabalhando em estreita colaboração com os governos locais para implementar planos de recuperação e revitalização pós-catástrofe o mais rápido possível", afirmou Tsai.
O número de pessoas ainda isoladas devido aos grandes deslizamentos de terra agora é inferior a 40, à medida que as autoridades continuam a reparar estradas e a desbloquear túneis.
O terremoto da última quarta-feira foi o pior em Taiwan nas últimas décadas, desde que um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a ilha em 21 de setembro de 1999.
Naquela época, 2.400 pessoas morreram e cerca de 100.000 ficaram feridas, na pior catástrofe natural da história da ilha.
A regulamentação antissísmica mais rigorosa e uma preparação generalizada para desastres parecem ter evitado uma tragédia mais grave desta vez.
Taiwan está localizada ao longo do "Anel de Fogo" do Pacífico, uma linha de falhas sísmicas que circunda o Oceano Pacífico e é onde ocorre a maioria dos terremotos do mundo.