Publicada em 17/04/2024 às 08h30
Talvez muita gente não sabe que Rondônia alcançou o 2º lugar no Brasil em empreendimentos inovadores. Essa posição reflete os esforços e investimentos direcionados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), para promover o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado do Rio Grande do Sul ocupa o 1º lugar, Rondônia o 2° lugar e Mato Grosso do Sul, a 3ª posição no ranking, com maior número de empreendimentos inovadores per capita. Para o governador, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), é gratificante o estado de Rondônia ser reconhecido nacionalmente pela inovação no empreendedorismo. Já o vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) que comanda a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico - SEDEC, não tem medido esforços para desenvolver ações para Rondônia conquistar o primeiro lugar no Brasil em empreendimentos inovadores.
Ranking
Pensando em conquistar o primeiro lugar no ranking nacional de empreendimentos inovadores, a SEDEC abriu concorrência pública nº 088/2024/Supel/Lei Nº 14.133/2021 na ordem de R$ 10.371.615,01 (Dez milhões, trezentos e setenta e um mil, seiscentos e quinze e hum centavos), para contratar empresa especializada na prestação de serviços de apoio ao empreendedorismo inovador para atender os municípios rondonienses.
Profissionalizantes
Outra ação importante do vice-governador Sérgio Gonçalves (União Brasil) que acumula a função de Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC, é a contratação do IETAAM - Instituto de Educação Tecnológica Avançada da Amazônia LTDA, por R$ 38.750.200,00 (trinta e oito milhões, setecentos e cinquenta mil e duzentos reais) – Pregão eletrônico 611/2023, processo adm. 0041.001197/2023-12, para ministrar cursos profissionalizantes.
Know how
Pode parecer um valor absurdo a contratação de um instituto profissionalizante concorrente direto do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP, mas talvez falte know how ao IDEP a produção, ministração e transmissão de cursos profissionalizantes nas áreas de gestão, comércio, empreendedorismo, indústria, gastronomia, agronegócio, construção civil, beleza, serviços, inovação e tecnologia.
Esforço
Muitos vão estranhar os valores dos serviços contratados pela SEDEC, mas esse tipo de política pública revela o esforço do Governo de Rondônia de fomentar o desenvolvimento tecnológico, econômico e a formação de mão de obra profissional.
Nostradamus
Não sou Nostradamus, mas escrevi prevendo que a Federação PSDB/Cidadania enfrentariam problemas na convivência harmoniosa por conta do Diretório Estadual do Cidadania. Neste caso, o TRE/RO recebeu denúncia e vai apurar possíveis irregularidades na filiação de pré-candidatos a vereadores pelo Cidadania.
Alagação
Moradores do bairro Três Marias e vereadores foram recebidos pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) no Prédio do Relógio para tratar da alagação no bairro devido às fortes chuvas acorridas no sábado (13). O prefeito explicou aos presentes que a licitação e contração da macrodrenagem e pavimentação asfáltica do bairro, encontra-se paralisado por conta do TCE-RO.
Energia
Na ocasião, moradores presentes à reunião no Prédio do Relógio convidaram o prefeito Hildon Chaves (PSDB) para fazer uma visita ao bairro para verificar in loco os impactos do forte temporal que deixou o bairro alagado. No final da reunião, o prefeito tomou decisão de visitar o bairro, mas foi recebido por populares com os ânimos alterados.
Mediu
Na segunda (15), um forte temporal atingiu Florianópolis - SC, o prefeito Topázio Neto (PSD) não mediu esforços para colocar caminhões hidrojatos nas ruas para drenar as águas pluviais que alagou algumas ruas do bairro Rio Vermelho daquela capital insular.
Captação
Nas imagens do vídeo que viralizou a maneira como o prefeito Hildon Chaves (PSDB) foi recebido no bairro Três Marias, revela que existem alguns pontos e algumas ruas alagadas. Acredito que a SEMOB poderia copiar o exemplo de Florianópolis de usar caminhões hidrojatos para captação das águas de chuva e baixar o seu nível, daí permitiria a visibilidade do terreno e entrada de máquinas para desobstruir valas, córregos e canais.
Aliança
Ontem (16), conversei demoradamente ao telefone com o pré-candidato a prefeito Vinícius Miguel (PSB). Ele me disse que mantém a pré-candidatura a prefeito e o momento exige um trabalho de bastidor para ampliar o arco de aliança partidário. Vinicius deseja compor com a Federação PT/PCdoB/PV, PDT ou Solidariedade.
Conteúdo
O Diretor do Detran, Léo Moraes (Podemos), tem produzido muito conteúdo para redes sociais e vem ganhando visibilidade junto ao cidadão por humanizar o órgão, que era visto anteriormente como punitivo e arrecadador. É pré-campanha? Para o Marketing Eleitoral, sim, porque ele está chamando a atenção das pessoas e gerando engajamento com os conteúdos lançados.
Favorece
Léo Moraes (Podemos) tem três horizontes que o favorecem no pleito eleitoral municipal desse ano. Primeiro, o prazo para deixar o Detran e se lançar na disputa ao Prédio do Relógio, o desgaste seria mínimo para ele quando comparado aos pré-candidatos a prefeitos que já estão sofrendo com críticas nas redes sociais.
Compor
Segundo, Léo na disputa, pode convencer o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) desistir de disputar a prefeitura e compor. Neste cenário, o pai de Marcelo, pastor Evanildo Ferreira (PRTB), seria indicado como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Léo. De quebra, Marcelo e Léo atrairia o PP de Ivo Cassol para o arco de aliança.
Improvável
No terceiro horizonte e mais improvável, Léo permanece no Detran, mas negocia com Marcelo Cruz (PRTB) ou Mariana Carvalho (União Brasil), para indicar o seu irmão, Paulo Moraes Júnior, como candidato a vice-prefeito com Marcelo ou Mariana.
Animado
Depois da reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) anda animado com a possível recuperação e pavimentação da BR-174, no trecho que liga Vilhena (RO) a Juína (MT).
Emancipação
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) que preside o Parlamento Amazônico, defendeu no 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, a importância do Congresso Nacional pautar o tema do evento para deixar a cargo das Assembleias Legislativas, a criação de novos municípios.
Justificando
O vereador Edmilson Dourado (União Brasil) recorreu a um jornal eletrônico se justificando que sempre fez fiscalizações noturnas na UPA Sul. Procurei nas redes sociais do vereador Dourado e não achei nenhuma publicação semelhante a que ele fez no domingo (14), fazendo discurso relâmpago na recepção da unidade pública de saúde perante a indiferença dos pacientes que aguardavam atendimento médico.