Publicada em 27/05/2024 às 16h43
A exposição Arqueologia e Diversidade: 10 mil anos de História do Rio Madeira, inaugurada no ano passado pelo Departamento de Arqueologia (DARQ) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), segue recebendo pessoas interessadas em conhecer materiais históricos coletados na região. Os interessados precisam realizar o agendamento prévio da visita por meio do preenchimento do formulário disponível neste link, ou pelo Qr-Code abaixo. As visitas são sempre realizadas com o acompanhamento de um guia especializado, em horário comercial, e duram até 30 minutos.
A Reserva Técnica Arqueológica (RT) da UNIR é o local onde está reunido todo o acervo de artefatos históricos e também onde são realizadas as visitas. Ela está localizada no Campus da UNIR em Porto Velho (RO), na BR-364, sentido Rio Branco, próximo ao Ginásio Tatuzão. A exposição tem como objetivo apresentar, por meio dos artefatos arqueológicos, a história das pessoas que viveram nas margens e ilhas do Rio Madeira há mais de 10 mil anos. Além disso, também são expostas peças associadas à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M.M) e de outros projetos de pesquisa e escavações realizadas no Estado de Rondônia.
Devido ao seu potencial educativo, o local recebe constantemente estudantes de escolas públicas e particulares, pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas e demais pessoas que tenham interesse no assunto. Aberto ao público em geral, o local é também um espaço utilizado para formação dos acadêmicos de Arqueologia, além de ser fonte de conhecimento para estudantes de outros cursos da UNIR e de outras instituições.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], e a página https://rtdarq.unir.br/homepage reúne detelhes sobre o acervo e os projetos desenvolvidos no âmbito da exposição e Reserva Técnica.
Serviço
Exposição Arqueologia e Diversidade: 10 mil anos de História do Rio Madeira
Agendamento de visitas: Através do preenchimento de formulário neste link
Público-alvo: Estudantes de escolas públicas e particulares, pesquisadores, acadêmicos e quaisquer pessoas que tenham interesse no assunto