Publicada em 21/05/2024 às 13h55
PP – O presidente regional do PP, ex (prefeito, governador, senador) Ivo Cassol aos poucos vai ajustando o seu partido na capital e no interior do Estado. Segundo o jornalista/radialista/apresentador de TV/colunista, Sérgio Pires, pessoa da máxima confiança de Cassol, o ex-governador pretende eleger no mínimo 12 dos 52 prefeitos de Rondônia nas eleições de outubro próximo. Também estão nos planos eleger 26 vices, em parcerias com outros partidos, dentro da chamada federação e o maior número possível de vereadores. Cassol está inelegível, mas até as eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices, duas das três vagas ao Senado dos Estados e do Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas) deverá estar em condições de concorrer em 2026 tendo como meta voltar a governar Rondônia, cargo que ele ocupou durante dois mandatos seguidos. Cassol é um político carismático, fala o que o povo gosta de ouvir, não leva desaforo para casa, ou seja, bateu levou e é um bom administrador público. Como diz o colega Sérgio Pires, ele é “o cara”.
Candeias – A eleição proporcional em Candeias do Jamari, para escolha do prefeito que terá um mandato-tampão até dezembro é o assunto predominante na sede e no interior do município. Estão na disputa três nomes conhecidos da política local. Concorrem na busca de os votos na eleição suplementar do próximo dia 9, o ex-deputado estadual Ribamar Araújo, com vários mandatos no Legislativo Estadual e passagem pela câmara de vereadores de Porto Velho, político dos mais experientes e ficha limpa. O ex-deputado federal e ex-prefeito de Candeias do Jamari, Lindomar Garçon também está na disputa pela chefia do Executivo Municipal, pelo Republicanos, e o vereador Paulo Cadilack, do PMB completa os candidatos que estão na busca dos votos dos eleitores.
Candeias II – Os candidatos Ribamar Araújo e Lindomar Garçon estão trabalhando forte na campanha em busca dos votos. É importante destacar, que o prefeito eleito no próximo dia 9 poderá concorrer às eleições municipais de outubro, quando serão eleitos em todo o Brasil, prefeitos e vereadores para um mandato de 4 anos a partir de janeiro do próximo ano. Por isso sempre criticamos a realização de eleição suplementar para um período tão curto com gastos desnecessários, tanto dos candidatos como da Justiça Eleitoral, que estará mobilizada no dia 9 de junho e, 4 meses depois, novamente nas eleições municipais para escolha do prefeito, vice e vereadores para o próximo mandato, que terá início em janeiro. A nomeação temporária de um representante de o Poder Judiciário para administrar o município seria uma medida muito mais prática e econômica.
Ji-Paraná – A cidade está hipermovimentada desde a segunda-feira (20) com a abertura da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), feira de negócios agropecuários considerada a mais importante do Norte do País. A RRSI está na sua 11ª edição e, na mostra de 2023 foram comercializados mais de R$ 3,5 bilhões, com previsão de recorde para este ano. Organizada pelo Governo do Estado, pela Secretaria da Agricultura (Seagri) a RRSI disponibiliza palestras, oficinas, exposição e vendas de maquinários agrícolas de última geração. A feira será encerrada no sábado (25), conta com mais de 650 expositores e tem opções inovadoras, como 24 vitrines tecnológicas disponíveis para visitas e conhecimento do que há de mais moderno no mercado. O funcionamento é das 8h às 18h. Até um heliporto está à disposição.
Ji-Paraná II – Devido à RRSI as eleições municipais estão temporariamente fora das atenções na segunda maior e mais importante cidade de Rondônia. Hoje estariam como pré-candidatos o atual prefeito, Isaú Fonseca (UB), o ex-secretário municipal Ari Saraiva, do PP; e o deputado estadual Nim Barroso (PSD). O PSD também tem o deputado estadual Laerte Gomes, o mais bem votado nas eleições de 2022 com 25.603 votos e Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale). É bem provável, que Laerte abra mão de uma candidatura em favor do colega de partido e na Ale, Nim Barroso, pois assumiu recentemente a presidência do Parlamento Amazônico, que envolve Assembleias Legislativas de nove Estados da Região Norte, e certamente não abrirá mão dessa missão importante para Rondônia. Até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) período para escolha dos candidatos, o PT também deverá apresentar um nome para disputar a sucessão municipal.
Respigo
Na sexta-feira (24) o renomado Advogado Tributarista, Breno de Paula estará proferindo palestra na RRSI das 9h30 às 12h com o tema Reforma Tributária, seus Efeitos e Negócios”, no estande do Sebrae/CDLs/Associações Comerciais/Fecomércio. Breno de Paula, além de Advogado Tributarista é Doutor e Mestre em Direito (UERJ), Especialista em Política e Direito Tributário-FGV de Brasília, professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador do Comitê de Assuntos Tributários da Federação do Comércio de Rondônia-Fecomércio/RO +++ Nos últimos dias nota-se uma redução da violência e da criminalidade em Porto Velho e também no interior do Estado. Méritos para o comandante da PM, coronel Régis Welington Braguin, que tem promovido ações em áreas conhecidas de facções criminosas, agindo de forma positiva com o policiamento ostensivo-preventivo +++ Que a situação de redução de a bandidagem se mantenha para que o povo honesto e trabalhador possa ter tranquilidade. A população agradece.