Publicada em 24/05/2024 às 14h36
Um mundo sem smartphones parece impossível, ainda mais para as gerações mais novas, que praticamente nasceram com um celular nas mãos. Hoje, o aparelho permite fazer de tudo e funciona como levar um minicomputador no bolso.
Os mais jovens são apaixonados por essa tecnologia e estão sempre em busca do modelo mais recente e completo. Assim, é normal que apostem, por exemplo, em promoções do Ponto Frio para comprar seu novo aparelho sem que a novidade pese em seu bolso.
No entanto, a história do telefone começou há muitos anos, com Alexander Graham Bell e sua tentativa de melhorar os telégrafos. Será que ele imaginaria que sua invenção evoluiria a ponto de permitir conversas por vídeo e ser levada para qualquer lugar como um objeto que cabe na palma da mão?
1876: o surgimento acidental do telefone
O telefone foi uma tentativa de aperfeiçoar o telégrafo, semelhante ao telefone, que transmitia mensagens codificadas em pontos ou linhas. Graham Bell identificou que era possível transmitir essa mensagem mais rapidamente e, com a ajuda de Thomas Watson, criou a primeira mensagem de transmissão por voz.
1885: fone e bocal em uma única peça
Quando o telefone surgiu, o fone e o bocal eram separados. Uma parte do aparelho devia ficar encostada no ouvido, enquanto outra era usada para falar. Em 1885, Lars Ericson foi o responsável por acoplar ambas as partes em uma única peça.
1969: a primeira estação por satélite
Em 1969, foi criada a primeira estação por satélite, no caso, um sistema mundial de comunicação por satélite.
1984: o primeiro celular
O Motorola DynaTAC foi o primeiro celular criado. A bateria durava apenas 1 hora em tempo de conversação ou 6 horas em modo de espera. Na época, era um luxo, já que a linha custava US$ 50 por mês, sem contar os US$ 0,40/minuto da chamada em horário de pico.
1990: primeiro celular no Brasil
Em 1990, surge o primeiro celular no Brasil: o Motorola PT - 550. Ele chegou ao país junto com a telefonia móvel no Rio de Janeiro.
1992: surge o SMS
As primeiras mensagens de texto surgiram em 1992. Eram os SMS, e os celulares agora tinham essa função, além de poderem fazer ligações.
1996: o primeiro modelo flip
O flip era aquele celular dobrável e prático de carregar e chegou ao mundo graças à Motorola, com o modelo StarTAC. Com ele, era possível fazer ligações e mandar SMS.
1998: o celular em barra
Quem não teve os famosos tijolões? Eles surgiram em 1998, tinham display monocromático, antena externa e bateria com duração de 3 horas.
2002: o primeiro smartphone e o primeiro celular com câmera
Em 2002, nascia o primeiro smartphone e se engana quem pensa que ele era da Apple. O modelo foi criado pela BlackBerry e permitia o envio de e-mails, além de ter acesso à rede GSM. Também foi o ano em que surgiu o primeiro celular com câmera, que tinha 640x480 de resolução.
2004: os celulares ultrafinos
O famoso Motorola RAZR V3 foi o primeiro celular ultrafino e, a partir dele, surgiu uma nova era. Nada de celular volumoso ocupando espaço no bolso, agora o modelo era fino e prático. Tinha antena interna e tela colorida.
2007: o iPhone
O Iphone foi o primeiro modelo a substituir o teclado tradicional pelo touchscreen. Tudo era feito apenas com o toque dos dedos e o único botão disponível servia para levar ao menu.
2010 em diante: um minicomputador nas mãos
A partir de 2010 os smartphones só evoluíram. Ganharam câmeras melhores, mais funções, espaço interno, possibilidade de expandir a memória, gravar vídeos full HD e a tendência é que surjam muito mais inovações.