Publicada em 21/05/2024 às 10h45
Porto Velho, RO – O deputado Coronel Chrisóstomo, do partido PL e pré-candidato à prefeitura de Porto Velho, foi marcado em uma publicação no Facebook com um selo de verificação de informação falsa. A rede social alertou os usuários sobre o conteúdo, indicando que verificadores de fatos independentes, incluindo a Agência Lupa, constataram que as informações não se baseavam em fatos.
A postagem em questão afirmava que o endocrinologista Flavio Cadegiani, que promoveu o uso de ivermectina durante a pandemia de COVID-19, teria recebido um prêmio de cientista de melhor qualidade do mundo e que teria salvo muitas vidas.
No entanto, a Agência Lupa verificou que Cadegiani foi reconhecido pela FLCCC Alliance, um grupo que defende tratamentos não aprovados e ineficazes como a ivermectina e a cloroquina, sem qualquer respaldo da comunidade científica internacional.
LEIA A INFORMAÇÃO VERDADEIRA CLICANDO AQUI
Além disso, estudos realizados em Itajaí (SC) pelo médico não comprovaram a eficácia da ivermectina contra o COVID-19, e o medicamento é contraindicado pela Organização Mundial da Saúde para tratamento ou prevenção da doença. A premiação que Cadegiani recebeu não é reconhecida por entidades médicas e científicas de renome, como o prêmio Nobel, que é considerado o mais importante na área médica.
O Facebook, ao aplicar o selo, ofereceu aos usuários a opção de escolher se desejam visualizar a publicação, destacando a importância de informações confiáveis e verificadas especialmente em assuntos de saúde pública. Há pouco mais uma semana, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, do PSDB, apelidou o parlamentar de Coronel Pinóquio porque o deputado, segundo o tucano,teria mentido sobre a destinação de uma emend à Capital.
RELEMBRE
Hildon apelida Chrisóstomo de ‘‘Coronel Pinóquio’’; na mesma semana, ministro o acusou de divulgar ‘‘fake news’’
POSTAGEM ORIGINAL:
POSTAGEM VERIFICADA: