Publicada em 13/05/2024 às 08h20
Resultados eleitorais explicam o favoritismo de Mariana Carvalho ao Prédio do Relógio. A pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (União Brasil), que já foi vereadora na capital (2009–2012), em seguida, disputou a prefeitura de Porto Velho nas eleições de 2012 e perdeu, em seguida, foi eleita (2014) e reeleita (2018) deputada federal e, por último, disputou o Senado Federal, perdendo para o neófito Jaime Bagattoli (PL). Contudo, Mariana fez 263.559 votos (34,84%) para o Senado nas eleições de 2022, se tornando a mulher mais bem votada na história política de Rondônia. Neste caso, Mariana superou Silvana Davis (PSL), que obteve 99.531 votos (8,50%) e Fátima Cleide (PT) 233.365 votos (9,93%), ambas disputaram a vaga ao Senado nas eleições de 2002. Por sua vez, Fátima foi eleita na onda Lula (PT) naquele pleito. No pleito eleitoral de 2006, no exercício do cargo de senadora, Fátima concorreu ao Governo de Rondônia, obteve 185.272 votos nas urnas (25,90%), sendo derrotada pelo governador Ivo Cassol (PP) que se reelegeu no primeiro turno. Nas eleições de 2010, Fátima tenta a reeleição ao Senado, mas obteve apenas 225.300 votos (16,05%). Fátima e Mariana já se enfrentaram nas urnas, ambas disputaram a prefeitura de Porto Velho nas eleições municipais de 2012. Fátima obteve 29.564 votos (12,69%) e Mariana 41.673 (17,88%), mas não foram para o segundo turno, o vencedor do pleito eleitoral foi o ex-prefeito Mauro Nazif (PSB). Considerando, a presente análise dos resultados eleitorais, confirma a liderança política feminina de Mariana Carvalho (União Brasil) em escala local e estadual, bem como o seu favoritismo.
Influenciar
Mariana Carvalho (União Brasil) disputará o Prédio do Relógio com apoio do prefeito Hildon Chaves (PSDB/Cidadania) e do governador Marcos Rocha (União Brasil). Ambos estão bem avaliados pela opinião pública e deverão influenciar o eleitor na escolha do próximo prefeito da capital.
Arco
O arco de aliança partidário de Mariana é formado pelo União Brasil, PL, PSD, PRD, Avante, Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania, ou seja, seis partidos e uma federação partidária. Neste caso, ela conta com cerca de 150 candidatos a vereadores para puxar votos para a chapa que encabeça.
Favorita
Mariana Carvalho (União Brasil) é a grande favorita para vencer o pleito eleitoral deste ano por conta do histórico dos resultados eleitorais crescentes, inclusive nas eleições de 2022, quando disputou o Senado, ela obteve 97.329 votos (44,93%) na capital, confirmando a sua liderança em escala local.
Apoio I
Mariana conta com apoio de lideranças políticas tradicionais da capital a exemplo dos irmãos: deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e do vereador Dr. Júnior Queiroz (Republicanos); vereador Edwilson Negreiros (PSDB); vereadora Ellis Regina (União Brasil); Dr. Macário Barros (União Brasil); Professor Aleks Palitot (PRD); Marcio Pacele (Republicanos); Vereador Márcio Oliveira (Republicanos).
Apoio II
Mariana ainda conta com o apoio da deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), que foi vereadora na capital e disputou o Prédio do Relógio nas eleições de 2020, chegando ao segundo turno, mas perdeu para o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito. Cristiane representa um grande reforço para Mariana junto ao público-alvo evangélico da capital.
Apoio III
Mariana conta ainda com o apoio da primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil). Ieda é uma primeira-dama atuante e faz um trabalho envolvendo ações beneficentes para pessoas carentes que vivem na periferia da nossa capital.
Acordo
O candidato a vice-prefeito na chapa de Mariana será do PL, acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente nacional da legenda Valdemar da Costa Neto. Os nomes mais cotados para figurar de vice são: Pastor Val, Jaime Gazola, Edinaldo Caíco, Dheep Rover e Samuel Araújo, esse último é o mais cotado. Neste caso, Mariana ganha reforço do Clã Bolsonaro, dos senadores Marcos Rogério e de Jaime Bagattoli, além da deputada federal Silvia Cristina e do deputado federal Coronel Chrisóstomo.
SOS
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), lançou na sexta-feira (10) a campanha “SOS Rio Grande do Sul” para arrecadar doações que serão destinadas para diversas famílias gaúchas afetadas com as enchentes. Portanto, você leitor que deseja participar, pode deixar a sua doação de água mineral, roupas, toalhas, lenções, utensílios domésticos, material de higiene e limpeza na recepção da Ale-RO.
Sucessor
Falando em Marcelo Cruz (PRTB), ontem (12) participei de um almoço na casa de uma família evangélica da Assembleia de Deus da Missão. A anfitriã me perguntou quem seria o sucessor do prefeito Hildon Chaves (PSDB), daí eu pedi para ela olhar a palma da mão e qual letra ela enxergava? Imediatamente, ela me respondeu: letra “M”! Prontamente, eu respondi: Mariana ou Marcelo, todos riram.
Comemorou
O PT realizou o evento “Plenária Eleições 2024” no final de semana que passou. O presidente do Diretório Municipal, Israel Trindade, comemorou a participação expressiva dos membros do diretório, pré-candidatos a vereadores e da militância petista. Contudo, a pré-candidatura da ex-senadora Fátima Cleide ao Prédio do Relógio não vinga e não passa de um blefe.
Natimorta
A ex-senadora Fátima Cleide (PT) ocupa um cargo ao lado do Ministro Alexandre Padilha em Brasília. Para disputar a prefeitura, precisa voltar a morar em Porto Velho. Neste caso, ela ajuda muito mais a capital e o estado de Rondônia na posição em que se encontra no Governo Lula III do que disputar uma eleição com uma candidatura natimorta. Insisto em dizer que o melhor nome para repaginar o partido na disputa do Prédio do Relógio é do ex-vereador Cláudio Carvalho.
Confirmou
O advogado Breno Mendes (Avante), que disputou a prefeitura da capital em 2020 e um mandato de deputado federal nas eleições de 2022, não obtendo êxito, confirmou a sua pré-candidatura a vereador na capital. Breno é para o eleitor de Porto Velho o que é o deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) para o eleitor de São Paulo em relação a defesa do consumidor.
Ceifou
Um trágico acidente na BR 364, devido à ultrapassagem forçada, ceifou a vida do vereador Marcelo Stocco (PSD) de Pimenta Bueno e da sua namorada, a cantora Ana Paula Vic. Stocco era uma liderança política jovem e, por conta do seu carisma, foi apresentado pelas lideranças regionais do PSD para suceder o prefeito Arismar de Lima (União Brasil).