Publicada em 23/05/2024 às 09h15
Com o objetivo de prestar orientação referentes aos programas de adoção e cuidado com os animais domésticos, a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem Estar Animal (Sempba), mantém uma equipe atuante durante a realização da 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional. Maior evento do agronegócio e tecnologia da região Norte, acontece de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná.
Entre os serviços oferecidos pela Sempba, estão adoção animal, castração gratuita para população de baixa renda além de consultas gratuitas, por meio de parceria com hospital veterinário da Faculdade São Lucas. Conforme dados fornecidos, são realizadas mais de 300 castrações ao mês.
Outros serviços prestados pela pasta são de adoção, recolhimento de animais em situação de abandono e de averiguação de denúncias relatando maus tratos, com apoio da Polícia Ambiental. Localizada no bairro São Cristóvão (2º distrito), a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Vale ressaltar que todos os animais que estão no canil municipal são advindos de maus tratos e abandono. No momento, o canil municipal conta com cerca de 160 cães e cinco gatos, sob os cuidados da secretaria. Todos estes animais são vermifugados, vacinados e castrados, na idade adequada para o procedimento.
Conforme a secretária Vanda Basso, da Sempba, para a adoção direta de cães e gatos, é realizada uma consulta pessoal, com levantamento básicos de conduta, assim como a apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e de renda fixa. Atendido os critérios, é efetivada a adoção.