Publicada em 03/05/2024 às 10h54
"Aliberdade de imprensa é fundamental para desenvolver um sentido crítico prudente", escreveu o chefe da Igreja Católica nas redes sociais, citado pela agência espanhola EFE.
Francisco acrescentou que a liberdade de imprensa é crucial "para distinguir a verdade da mentira e para aprender a trabalhar de forma não ideológica pela justiça, pela paz e pelo respeito pela criação".
A organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF) alertou hoje que os governos de todo o mundo estão a exercer uma pressão crescente sobre os jornalistas e a restringir a liberdade de imprensa a nível global.
A RSF também acusou a comunidade internacional de não fazer o suficiente para proteger os jornalistas na guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, onde morreram cerca de cem de profissionais da informação.
Segundo o índice anual da RSF para 2024, que avalia a situação da liberdade de imprensa em 180 países, apenas 25% dos analisados têm uma situação "satisfatória" ou "boa", a maioria dos quais europeus.
"A RSF constata uma deterioração preocupante do apoio e do respeito pela autonomia dos meios de comunicação social e um agravamento das pressões exercidas pelos Estados ou por outros atores políticos", disse a organização.
O índice de liberdade de imprensa da RSF é liderado pela Noruega, seguida da Dinamarca e da Suécia.
Portugal subiu dois lugares em relação a 2023, figurando agora no sétimo lugar, depois da Estónia e à frente da Irlanda, da Suíça e da Alemanha.
"A liberdade de imprensa é sólida em Portugal. Os jornalistas podem informar sem restrições, mas enfrentam desafios económicos, jurídicos e de segurança", concluiu a RSF no relatório (https://rsf.org/en/index).