Publicada em 13/05/2024 às 08h10
Homenagem dia das mães (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
Uma comemoração divina alusiva ao dia das mães foi o que ocorreu, nesta sexta-feira (10), em que um mar de emoções e a sala das divas marcou o evento realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero). O auditório Amizael Gomes da Silva foi o palco, em que, o amor gravitou e teve na mesa de celebridades a deputada Ieda Chaves (União Brasil), a assessora da presidência Jacqueline Suzana, as senhoras Marineuza e Chaguinha, mães dos deputados, presidente Marcelo Cruz (PRTB) e Alan Queiroz (Podemos), respectivamente.
A cerimônia teve início com a oração da mãe da presidente da Casa de Leis, a missionária Marineuza. Exatamente no momento em que ela intercedeu por filhos de perto e de longe, o presidente surgiu para a cena tocar a todos ao dizer “estou aqui mãe”. As lágrimas mostradas no rosto de muitas mães presentes, na ocasião o deputado Marcelo Cruz declarou todo o seu amor à sua genitora. “O que sinto pela senhora, é um amor, é uma paixão. A minha mãe é o meu porto seguro, a minha mãe é minha confidente, é amiga. Nas horas de mais dificuldade que eu tenho na minha vida, não é meu amigo, não é minha irmã, não é meu irmão, não é meu pai, é minha mãe que está sempre ao meu lado”.
Ao se dirigir às homenageadas, o presidente da Alero foi enfático ao parabenizá-las, agradecendo por fazerem a Assembleia Legislativa, hoje, um parlamento transparente e respeitado no Estado de Rondônia. A deputada Ieda Chaves (União Brasil), ao falar da sensibilidade das mulheres em todos os aspectos da vida parabenizou-as por serem fortes, determinadas e ajudarem a família. Por sua vez, Jacqueline Suzana, compromete-se a respeitar as jornadas difíceis que as mulheres atravessam, mas que o dom de ser mãe é superior a todas as dores.
Nesse tom envolvente, o Coral Vozes do Legislativo apresentou a música Sinônimo de Amor de Bruno de Marrone. Em uma das estrofes ressalta o amor como “Um sentimento que até junto dá saudade, tão difícil de explicar, bem mais fácil de entender, só sei que sou grato por tudo mãe querida”.
Em seguida, todos cantaram com a filha da regente Lívia Farias, a pequena Maria Cecília, que cantou a música Trem-bala de Ana Vilela, “A gente não pode ter tudo, qual seria a graça do mundo se fosse assim? Por isso, prefiro sorrisos e os presentes que a vida trouxe pra perto de mim”.
Com o cantor Evandro Lima e Lívia Farias, a poesia se fez presente por meio da letra da música "Como é grande o meu amor por você" de Roberto Carlos, na amplitude “Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito, nada é maior que o meu amor, nem mais bonito”.
Essas homenagens de momento de beleza, mãe para filho e filho para mãe, com entregas de orquídeas, sorteio de vouchers diversificados, painel temático, entrega de cartas e buffet com mesas bem ornamentadas, em que, o guardanapo era em forma de petição de rosa foram bem avaliados pelas homenageadas.
Para a servidora do gabinete do deputado Alex Redano (Republicanos), Helma Talita de 34 anos “Eu vejo muito carinho, muito cuidado com todas as mães, uma dedicação de cada um de realizar as palestras, uma dinâmica que está fazendo a gente rir. Eu vejo o esforço e o carinho por cada uma de nós aqui da Assembleia e de todos os gabinetes”.
Lotada na Corregedoria da Alero, Paola Longhi de 33 anos, avalia “que está sendo bastante produtiva porque, além das homenagens da forma amorosa como a Casa recebeu os servidores e os próprios deputados, ainda está trazendo palestrante para poder acréscimos em nossa vida como mãe , mulher, esposa, dona de casa e trabalhadora pra gente poder está sempre evoluindo”. Na troca de carinho, participante da 1ª Secretaria, Maria José de 65 anos se declarou ao filho Willian Charles de 41, que é especial, ao dizer “Ele é a minha vida porque só somos nós dois. É uma luta diária com momento de amor, dor, perdão”. Por sua vez, o filho retribuiu “Mãe eu te amo porque que tudo que faz é com amor e eu adoro está com ela em todos os momentos”.
Em envelopes com a palavra amor, uma dinâmica foi bem criativa com cartas personalizadas escritas por amigos e familiares com os nomes dos servidores e colaboradores por gabinete de deputados e departamentos.
A servidora Socorro Castelo Branco de 49 anos, ao abrir o seu envelope expressou sua alegria “Cada uma é individual, emoção é você ter sincera surpresa, seus filhos escreveram coisas bonitas. É maravilhoso mais gratificante do algo dinheiro, é uma coisa gostosa, é calor humano, amor. A filha dela, Mirian Castelo Branco de 19 anos, foi enfática “A carta que a gente deu de presente pra ela com a foto é para demonstrar um pedacinho do nosso carinho, que temos por ela. Ela é carinhosa, divertida e ela jovem que nem a gente.
Sala das divas
A sala de reunião dos deputados foi transformada em sala das divas, na qual cerca de 50 mães receberam atendimento da equipe do salão Making Of. Isso em um cenário com equipamentos de maquiagem, música ambiente, sala aromatizada e um clima de alegria e alta estimativa. Embelezadas, elas desfilaram por corredores decorados com flores, balões coloridos e asas de borboletas à luz de led. Um momento glamouroso que marcou a comemoração do dia das mães, instituído por meio do Decreto nº 21.366 de 05 de maio de 1932 pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.
Para Alcione Rodrigues Nascimento de 38 anos, servidora terceirizada pela empresa Combate, “É bom porque a gente que trabalha na limpeza, aumenta a autoestima da gente, porque nem sempre a gente sai arrumadinha de casa e hoje foi um dia muito especial pra gente ter um dia de beleza”. A recepcionista da Assembleia pela empresa Adserve, Jailane Becerra de 28 anos, analisa que “Foi recompensar a gente recebida esse presente, é uma coisa muito boa feita pelo presidente da Assembleia e a gente fica muito feliz em ver que ele também lembrou das empresas terceirizadas” .
O coordenador da equipe do Making Of do salão, Alan Carlos, avaliou de forma positiva essa parceria que proporcionou esse dia de beleza para as mães. “Viemos trazer aqui serviços de maquiagem e escova para que a gente possa entregar esse momento para essas mães, que são guerreiras e merecedoras desse momento tão sensacional, que a gente possa honrar todas essas mulheres durante todo o ano”. Também disse que as mulheres gostam de estar sempre bem apresentadas, cabelos escovados maquiagem bem feitos porque proporcionam confiança e empoderamento. Por fim, conclui “Eu quero parabenizar a Assembleia Legislativa por essa iniciativa, que iniciativas como essa possam se repetir por mais vezes”.