Publicada em 31/05/2024 às 10h10
Com o objetivo de manter a estrutura limpa, organizada e em bom estado de preservação para recepção do público visitante, nove reeducandos do regime semiaberto, realizaram a manutenção física do espaço, Memorial Rondon, entre os dias 27 e 29, na Capital. A parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) foi solicitada através da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), e desempenhada pela Gerência de Reinserção Social (Geres).
Segundo o gerente da Geres, Fábio Recalde, ao receber a solicitação, logo tratou de designar os selecionados para realizarem os trabalhos, que foram divididos em roçagem e limpeza do trilho, limpeza de todo o espaço e manutenção da oca.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação fomenta a ressocialização por meio do trabalho, e o Governo do estado tem proporcionado ações neste sentido para que configure o processo de ressocialização e assim, todos possam ser beneficiados de uma forma propícia, em termos legais.
De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, manter parceria entre as instituições públicas é importante para que haja a possibilidade de proporcionar aos reeducandos trabalhos e ainda, o processo de garantir um futuro promissor, no tocante à ressocialização. Dessa forma, promover ações que contribuem para um ambiente propício a toda a sociedade, e ao interno, remição de pena, para que possa futuramente estar no ciclo social.