Publicada em 16/05/2024 às 16h33
Nesta quinta-feira (16/5) foi enviada a primeira remessa de doações arrecadadas para as famílias do Rio Grande do Sul atingidas pela enchente que assola o estado nas últimas semanas. Em poucos dias, membros, servidores e estagiários atenderam a mobilização proposta pelo Ministério Público de Rondônia em parceria com a Associação dos Membros do MPRO e juntaram aproximadamente 1.000 itens.
Os integrantes do MP de Rondônia arrecadaram fardos de água mineral, alimentos não perecíveis agrupados em cestas básicas, roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, cobertores, roupas de banho e cama e itens de higiene pessoal como lenços umedecidos, fraldas descartáveis e absorventes femininos.
O Coordenador do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, do Consumidor, das Crianças, Adolescentes e Jovens e da Saúde (GAECIV), Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, destaca a adesão massiva das unidades que compõem o MPRO. “Nós esperávamos que houvesse adesão, mas o resultado surpreendeu positivamente. Promotores de Justiça e servidores abraçaram a causa. Em poucas horas de divulgação da campanha, as doações já estavam chegando, mostrando a união e integração dos nossos integrantes em prol desta causa tão necessária”.
2ª etapa – Com o envio das primeiras doações coletadas em Porto Velho, a campanha continua e agora ganha o reforço das Promotorias de Justiça do Interior, que se tornam pontos de arrecadação espalhados nas 23 Comarcas.
O Presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (AMPRO), Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, conclama a todos os membros e servidores do Interior para participar da campanha. “Tenho certeza que esta união vai trazer grande e significativa ajuda para os nossos irmãos do Rio Grande do Sul”.
O Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira, agradece a participação dos integrantes do MPRO na campanha. “Membros, servidores, estagiários e a sociedade estão aderindo e compartilhando este gesto de solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Muitas doações já foram feitas, mas ainda é necessário muito mais. A campanha continua. Quem puder, doe”, destaca.
Participação da sociedade – Na capital, os itens solicitados podem ser doados no edifício-sede do MPRO (Rua Jamary, nº 1555 – bairro Olaria) e no Interior, nas Promotorias de Justiça de cada Comarca. A AMPRO também disponibilizou uma chave PIX ( [email protected] ) criada especialmente para essa arrecadação. Todo o valor arrecadado será convertido em donativos destinados ao Rio Grande do Sul.
O que doar - Água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal. Voluntários que atuam no processo de triagem das doações alertam para que não misture itens na mesma sacola. Separe em roupa feminina, roupa masculina, roupa infantil, calçados e itens de higiene pessoal. Amarre os calçados pelo cadarço ou junte os pares com uma fita. Identifique se as roupas são de manga curta ou longa, adulta ou infantil.