Publicada em 10/05/2024 às 14h19
Prefeita – Ouro Preto do Oeste tem tradição em participação da mulher na política local e regional. Já tivemos Joselita Araújo, que foi vereadora de vários mandatos e vice-prefeita de Alex Testoni nos dois mandatos anteriores, do atual prefeito. Rosária Helena (UB), vereadora mais bem votada em 2020 (1.139 votos), preside a câmara e já foi deputada estadual. Nas eleições à prefeitura de outubro próximo teremos novamente a participação da mulher. Cleide Almeida, uma das lideranças femininas do município é pré-candidata a prefeita pelo PRTB. Esta semana ela esteve em Porto Velho mantendo contato com o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) ajustando as diretrizes futuras visando a homologação de Cleide nas convenções partidárias que serão realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.
Palestras – O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), Alexandre Silva, estará na próxima semana, a partir de terça-feira (14) visitando órgãos de comunicação da cidade de Ji-Paraná, empresas, escolas, entidades organizadas convidando para as palestras que serão ministradas no estande da escola dos deputados na Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), maior feira do gênero do Norte do País, no Centro Tecnológico Vandeci Rach, que será realizada de 20 a 25 deste mês de maio. Na pauta palestras sobre Bullying e Cyberbullying no Ambiente Escolar, Segurança Pública, Primeiros Socorros e A Vida é um Jogo com o ex-jogador de vôlei, Alexandre Ramos Samuel, o Tande, que foi craque da Seleção Brasileira.
BR 364 – Em períodos de safras de grãos (soja, milho, café) a BR 364, no trecho entre Porto Velho a Vilhena, com aproximadamente 700 quilômetros transitam em média 2,5 mil veículos de carga (carretas, bitrens, treminhões) por dia, e não estão sendo computados os veículos de passeio. A rodovia foi construída na década de 80 e, apesar de todos os anos, durante o verão (meses de seca na região) ocorrer a recuperação de trechos, além de tapa-buracos, que ficam críticos no inverno (chuvas diárias durante seis meses), um paliativo, pois o ideal é restaurar, desde o alicerce, mas todos os anos se pratica a mesma rotina. Recentemente o Governo Federal anunciou a disponibilidade de RS 2,5 bilhões para investimento na 364 e em pequeno trecho da BR 319, única ligação terrestre de Manaus com os demais Estados do País.
BR 364 II – Como estamos no final do inverno, seria da maior importância que a bancada federal de Rondônia (senadores e deputados) se unissem as do Amazonas e do Acre para pressionar o Governo Federal para realmente restaurar e posteriormente duplicar a 364, principalmente no trecho entre Porto Velho a Vilhena, que absorve o maior movimento em razão do porto graneleiro da capital, no Rio Madeira, por onde é exportada a maior produção de grãos de Rondônia e parte do Mato Grosso, além da carne, pois Rondônia está entre os seis maiores rebanhos bovinos do País, livre de vacinação da febre aftosa. União e forças, bom senso, cobrança, sensibilidade são fundamentais na busca de tornar os 700 quilômetros da BR 364, chamado de “Corredor da Morte”, devido aos constantes acidentes, a maioria fatais, numa rodovia segura.
Solidariedade – A tragédia no Rio Grande do Sul, com a maioria dos municípios embaixo d`água, devido ao elevado volume das chuvas dos últimos dias, onde já morreram centenas de pessoas e muitas estão desaparecidas, sensibilizou o mundo. Em Rondônia, o prefeito de Santa Luzia do Oeste, Jurandir de Oliveira (Podemos), anunciou que 50% dos alimentos arrecadados durante a 4ª Festa Agropecuária, que será realizada de 9 a 12 deste mês serão destinados às famílias do Rio Grande do Sul. Para assistir aos shows de Amado Batista, hoje (10) e da Banda Djavu no sábado (11) a entrada era 2 quilos e alimentos não perecíveis a serem distribuídos as famílias carentes do município. “Estamos fazendo um apelo para que todos, voluntariamente, tragam alimentos durante todos os dias do evento. Destinaremos cinquenta por cento desses alimentos arrecadados durante a festa para o Rio Grande do Sul, ajudando nossos irmãos que estão enfrentando dificuldades. Faço aqui um apelo a todos para que possamos contribuir”, argumentou Jurandir.
Respigo
A situação crítica do Rio Grande do Sul, assolado por chuvas que provocaram enchentes em todo o Estado inundando cerca de 300 dos mais de 400 municípios, onde já morreram mais de 110 pessoas e outras 140 estão desaparecidas já atinge a economia nacional. Como o Estado é um dos grandes produtores de arroz, a expectativa é quebra violenta na safra e a venda do produto já está sendo controlada nos supermercados +++ O presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB-PVH) e os demais deputados reuniram todas as mães servidoras da Casa do Povo para uma confraternização no auditório da Ale hoje (10) pela manhã. É que no domingo (12) será comemorado o Dia das Mães e os deputados homenagearam as “Rainhas do Lar” com sorteio de prêmios, salão de beleza (maquiagem, cabelo, unhas, etc.) e um concorrido almoço +++ Nossas homenagens às Mães, um privilégio somente delas em nome da minha querida Dona Nanza, que foi encontrar nosso Pai, o Sr. Jurandir com quem teve oito filhos criados com roupa lavada no tanque e passada no ferro à brasa. Que Deus continue iluminando todas as Mães, uma missão única.