Publicada em 09/05/2024 às 09h30
Mais da metade da população brasileira é feminina, e elas representam, segundo Tribunal Superior Eleitoral, 53% do eleitorado. No entanto, ocupam menos de 15% dos cargos eletivos. Em Rondônia, dos 24 deputados apenas 5 são mulheres, e das 24 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho, somente duas são ocupadas por mulheres.
A mulher na política, no trabalho e nos movimentos sociais, a cota de 30% para candidatas femininas, a desigualdade de gênero na política e os desafios para a conquista de espaço são alguns dos assuntos que serão debatidos no “Seminário: Mulheres na Política”, que acontece neste sábado, 11 de maio, em Porto Velho, com a participação de mulheres com histórias e trajetórias inspiradoras.
Segue a programação:
9 horas
Mesa de abertura
Condução: Professora Mestre Maria Luzia Ferreira Santos (coordenadora da mesa)
Composição: Tyelen Knightz (coordenadora do grupo Mães Atípicas de Porto Velho)
Bartolomeu Pereira Tavares (Presidente do PCdoB)
Jamyle Brasil (coordenadora estadual da UNEGRO-RO)
Elessandra Reis (presidente do Sindicatos dos professores no Estado de Rondônia – SINPROF)
Bari Silva (representante do Instituto IAMAR-RO
9h30
Mesa 1- Palestra
Tema: a importância da mulher
Palestrante: Milene Barreto
Condução: Tyelen Knightz
10h15
Mesa 2 – Painel
Tema: Mulher no Trabalho e Movimento Social
Condução: Professora Mestre Eleysmeire Pessoa
Composição: Elessandra Reis – A Mulher Trabalhadora; Jamyle Brasil – A Mulher nos Movimentos Sociais.
10H45
Mesa 3 – Sistematização de sugestões e encaminhamentos
Condução: Virgínia Lorena Sampaio, Maria Luzia F. Santos
Palestrantes:
Elessandra Reis é pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Rondônia-Unir , pós graduada em Gestão educacional, Supervisão escolar e Orientação educacional pela Faculdade de Rondônia (Faro), mestra em Educação pela UNIR, professora das redes públicas Municipal e Estadual em Rondônia. Atualmente é presidente do Sindicatos dos professores no Estado de Rondônia - SINPROF.
Jamyle Brasil é ativista do Movimento Negro, coordenadora Estadual da União de Negros e Negras em Rondônia – Unegro-RO, mãe atípica e faz parte do grupo Mães Atípicas de Porto Velho. Professora Licenciado em Geografia pela UNIR, especializada em Solos e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Lavras-UFLA e mestre em Estudos Literários, professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino de Rondônia.
Milene Barreto é policial militar há 17 anos, mãe atípica, integrante do grupo Mães Atípicas de Porto Velho, coordenou a Rede de Mães Atípicas Empreendedoras, é idealizadora da Sala Lilás da Polícia Militar de Rondônia, e fundadora do projeto social Casa Lilás, com sede na zona Leste de Porto Velho, que atua desde 2018 no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Foi condecorada com o título de Dama Comendadora, concedido pela Câmara Brasileira de Cultura, em São Paulo.
O “Seminário: Mulheres na Política” acontece neste sábado, 11 de maio.
Horário: a partir das 9 horas.
Local: Rua Almirante Barroso, 1154, Centro, Porto Velho.
Contato: Jamyle Brasil (69 98431-2659)
Confirme a sua participação: https://l1nk.dev/favYp