Publicada em 08/05/2024 às 16h17
A tocha olímpica desembarcou em solo francês nesta quarta-feira (8) em meio a um rigoroso esquema de segurança, dando início à fase final de preparativos para os jogos olímpicos, que começam em 26 de julho e vão até 11 de agosto.
A tocha chegou a Marselha, cidade portuária no sul da França, após uma viagem de 12 dias que partiu da Grécia, em uma caravela de 128 anos de idade chamada Belem. Segundo a Reuters, a embarcação costumava transportar açúcar das colônias francesas nas Índias Ocidentais para a metrópole, uma prática herdada do mercantilismo e do colonialismo praticado pelos europeus a países de outros continentes do mundo.
A tocha foi trazida à terra pelo nadador Florent Manaudou, campeão olímpico francês dos 50 metros livres masculinos em 2012, que a entregou para a atleta paralímpica Nantenin Keita, medalhista de ouro nos 400 metros nos Jogos do Rio em 2016.
Ela então passou para o rapper Jul, nascido em Marselha, que acendeu a pira olímpica diante de uma multidão de 150.000 pessoas que acompanhavam a cerimônia.
"Paris 2024 escolheu dois atletas, um olímpico e uma paralímpica, para a chegada da tocha a Marselha. Esse primeiro revezamento em solo francês simboliza a ambição de aproximar e unir os Jogos Olímpicos (de 26 de julho a 11 de agosto) e Paralímpicos (de 28 de agosto a 8 de setembro)", ressaltou o Comitê Organizador dos jogos.
O presidente da França, Emmanuel Macron, esteve presente na cerimônia e comemorou a chegada da tocha.