Publicada em 15/05/2024 às 08h37
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita pela terceira vez, nesta quarta-feira (5), o Rio Grande do Sul, atingido pelas fortes chuvas e onde o número de mortos em decorrência da tragédia ambiental subiu para 149. O chefe do Executivo vai anunciar uma série de medidas voltadas para as pessoas físicas. A comitiva é formada por ministros e representantes de outros Poderes.
Em solo gaúcho, Lula vai anunciar diversas medidas para as pessoas atingidas pelas chuvas, que provocaram o desaparecimento de 124 pessoas e feriram 806. Mais de 615 mil pessoas estão fora de casa, das quais 76,8 mil permaneciam em abrigos na última terça-feira (14). As ações do governo devem focar esse grupo, uma vez que estão em situação de vulnerabilidade.
Além disso, o governo estuda pagar um voucher para as famílias que moram em locais afetados. Segundo pessoas envolvidas nas discussões, o benefício, cujo valor deve ser em torno de R$ 5 mil, pode atingir cerca de 100 mil famílias. Outra medida é a abertura de crédito para a compra de itens da linha branca e mobiliário básico. Ademais, a gestão prepara um incremento aos beneficiários do Bolsa Família.