Publicada em 20/05/2024 às 14h24
As atividades da campanha “Maio Laranja”, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em conjunto com as Unidades de Acolhimento, seguem acontecendo em Porto Velho.
Na próxima quarta-feira (22) serão duas ações, sendo palestras durante a manhã e tarde na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hélio Neves Botelho e ainda uma blitz educativa na avenida Lauro Sodré com Imigrantes, em parceria com o Conselho Tutelar e a Polícia Rodoviária Federal, para panfletagem contra o abuso e a exploração sexual.
A campanha "Maio Laranja" busca conscientizar a sociedade sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual infantil, mobilizando diferentes setores para proteger os direitos das crianças e adolescentes. Na capital, a campanha teve início no dia 8 com a primeira palestra educativa, e desde então diversos eventos já foram realizados, sendo que o mais recente aconteceu na última sexta-feira, um pit-stop conjunto na avenida Pinheiro Machado com Brasília. O Creas desempenha um papel central nesse cenário, desenvolvendo a educação preventiva e ainda o acolhimento e acompanhamento às vítimas e suas famílias.
Com uma equipe composta por 38 profissionais especializados, o centro promove ações preventivas, capacitação de profissionais da rede de proteção e articulação de parcerias para fortalecer o combate a essa violação de direitos. Em 2022, o Creas atendeu 127 casos de violência sexual, número que se manteve em 93 em 2023, e já alcança 147 casos até o momento em 2024.
Em caso de suspeita ou denúncia de abuso ou exploração sexual infantil, a população pode acionar o Disque 100, o Conselho Tutelar, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente ou entrar em contato diretamente com o Creas, que funciona 24 horas por dia.