Publicada em 23/05/2024 às 09h44
Em busca de impulsionar a agricultura familiar e promover a capacitação produtiva dos pequenos produtores rurais, a Prefeitura de Porto Velho realizou uma reunião com o Serviço de Apoio aos Pequenas e Micro Empreendedores (Sebrae) na manhã desta quarta-feira (22), durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show.
O encontro reuniu líderes da bancada federal, representantes da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), e da Universidade Federal de Rondônia, além de associações e proprietários de agroindústrias rondonienses.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado, por meio da facilitação e o incentivo aos negócios voltados para a agricultura familiar e agroindústrias de Porto Velho.
Em sua fala, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, destacou que a agricultura familiar é estratégica para o crescimento do estado, e deve ser fortalecida por meio do poder público.
“Para que a agricultura familiar seja fomentada, precisamos da colaboração de diversos órgãos. Ela passa pelo Governo do Estado, passa pelas prefeituras, e uma das pautas que nós vamos debater aqui é encontrar meios de facilitar compras públicas como, por exemplo, merenda escolar da agricultura familiar. E eu sou um entusiasta do empreendedorismo e principalmente da agricultura familiar, porque ela gera emprego, renda e mantém o homem no campo produzindo, que é a sua vocação maior”.
Entre os assuntos propostos, estão as capacitações promovidas pelo Sebrae para os pequenos produtores, além da interlocução com os deputados federais, para a destinação de emendas parlamentares à instituição, e a destinação de recursos para o município, tendo em vista que Porto Velho é um dos maiores mercados consumidores do estado.