Publicada em 20/05/2024 às 11h08
A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do Município (Funcultural), realizou, na noite de sexta-feira (17), a abertura oficial do Circuito Junino 2024, com a 6ª edição do tradicional Arraial Municipal no Mercado Cultural, centro histórico da Capital. A festa folclórica aconteceu durante todo o final de semana, sábado e domingo (18 e 19).
O Mercado Cultural foi todo ornamentado com a decoração de bandeiras coloridas e balões e ritmo de festa junina, encantando o público presente. Na abertura oficial foram várias apresentações culturais artísticas, grupos juninos, quadrilhas e bois-bumbás, e muito forró com a Banda Embalo 5.
O evento gratuito para todos os públicos também contou com barracas de comidas típicas, brincadeiras e atividades culturais. A festividade, além de marcar a abertura do calendário oficial do Circuito Junino 2024, em Porto Velho, promove a cultura, o lazer, a interação e o incentivo à economia local.
Uma das grandes atrações do sábado (18) foi a apresentação dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho, direto de Guajará Mirim. As quadrilhas adultas e mirins como Rádio Farol, Rosas de Ouro, Matutos do Socialista, Coração Dourado, J.U.A.B.P., e nova junina do Orgulho do Madeira, além dos bois-bumbás Estrela de Fogo e Marronzinho, levantaram o público geral presente na noite de sexta-feira (17).
O presidente da Funcultural, Godofredo Neto, falou sobre o evento. “Estamos na 6ª edição do Arraial Municipal, que abre a temporada do Circuito Junino 2024 em Porto Velho. A Prefeitura apoia mais de 80 arraiais espalhados no nosso município e nos distritos durante todo o período. Semana que vem já vamos ter o Arraial Flor do Cacto, o primeiro Arraial de grande porte na zona Sul, apoiado pelo município de Porto Velho e Funcultural, depois o Arraialeste, Arraial do Orgulho do Madeira, entre outros em nosso município, e a prefeitura dá todo esse suporte com estrutura logística, sonorização e iluminação”, disse.
Jéssica Gonçalves, da barraca Doce Mistério, participou pela primeira vez do evento. “É meu primeiro ano, minha expectativa é grandiosa e eu já cheguei vendendo milho cozido, pamonha e bolos”, comemorou.
Riquele Silva, 9 anos, foi com os pais prestigiar o Arraial Municipal. “Estou amando, está muito legal. Tem de tudo, barraca do churros, tem milho, pamonha, barraca do espetinho, pastel, apresentações das quadrilhas, tudo muito legal”, declarou.
Marcelo Mariano, integrante da quadrilha junina Rosas de Ouro falou sobre a apresentação. “Nos preparamos para abrilhantar nossa abertura com a nossa quadrilha Rosas de Ouro, para agradar todo público, estamos com 32 integrantes mais a coordenação, diretoria, e onde a ‘Rosas de Ouro’ vai, ela levanta o público e é aplaudida, um verdadeiro show”, afirmou.