Publicada em 20/05/2024 às 13h44
RRSI – A semana é toda dedicada à Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que teve início na manhã de hoje (20), em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, às margens esquerda da BR 364, de quem deixa a cidade para seguir para Presidente Médici. É a maior feira do gênero do Norte do País, que comercializou em 2023 mais de R$ 3,5 bilhões, teve público superior a 265 mil pessoas durante os dias da feira e mais de 600 expositores. Além da comercialização, a RRSI oferece palestras, oficinas, exposição e vendas de maquinários, e o que há de mais moderno em tecnologia na agricultura e pecuária. A RRSI seguirá durante a semana (será encerrada no sábado (25) com horário de funcionamento das 9h às 18h. A organização é do Governo do Estado, pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), que leva para o local as principais secretarias, autarquias, na verdade, um Governo Itinerante.
RRSI II – Além de toda a estrutura de governo estar presente durante a feira, os demais órgãos públicos, como a Assembleia Legislativa (Ale) também está presente no maior evento do gênero do Norte do País, com expectativa de comercialização acima do R$ 3,5 bilhões de 2023. A Ale tem estande próprio, que foi inaugurado na manhã de hoje com a presença de o presidente Marcelo Cruz (PRTB-PVH) e convidados. A Escola do Legislativo, mantida pela Ale-RO também está marcando presença no evento oferecendo cursos, palestras, oficinas, inclusive com o ex-jogador de voleibol Tande, com o tema “A Vida é um Jogo”. As atividades na escola serão terça-feira (21) e quarta-feira 22), pela manhã e à tarde. Na quinta-feira (23) teremos sessão solene com outorga de títulos a partir das 9h e, em seguida a sessão extraordinária.
Mobilização – A RRSI, que está na 11ª edição surgiu, após um convite de os empresários Nair/Assis Gurgacz (Eucatur, Grupo de Comunicação SGC), pioneiros de Rondônia e que residem em Cascavel, ao governador na época, Confúcio Moura (MDB), para conhecer o tradicional Show Rural em Cascavel, Oeste do Paraná. Confúcio gostou e ao retornar a Rondônia recomendou para o titular da Seagri do seu governo Anselmo de Jesus, hoje presidente regional do PT, para que organizasse um evento semelhante, envolvendo o agronegócio, que explorasse com a devida cautela a economia regional. Foi mantido contato com o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), que imediatamente mobilizou a câmara de vereadores e conseguiu o terreno para realização da mostra. Hoje a maior do norte do Brasil. Concentra todos os setores do segmento para os seis dias de mobilização evolutiva da agricultura e da pecuária regional.
Palestra – O advogado de Rondônia, Breno de Paula é um dos palestrantes da 11ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná com o tema “Reforma Tributária, seus Efeitos e Negócios”, na sexta-feira (24), das 9h30 às 12h no estande do Sebrae/CDLs/Associações Comerciais/Fecomércio dentro da maior feira do gênero do Norte do País. Breno de Paula é Advogado Tributarista, Doutor e Mestre em Direito (UERJ), Especialista em Política e Direito Tributário-FGV de Brasília, professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia e Coordenador do Comitê de Assuntos Tributários da Federação do Comércio de Rondônia-Fecomércio/RO.
Governador – Não há dúvida que políticos, que tenham o futuro voltado para as eleições gerais (presidente da República, e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas), querem eleger o maior n´mero de prefeitos e vereadores nas eleições municipais de outubro próximo. E Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado (cerca de 350 mil eleitores) polariza as atenções. O ex-governador Ivo Cassol, que preside o PP no Estado prepara sua volta. Exemplo é já ter lançado os pré-candidatos a prefeito na capital e em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral (100 mil eleitores) com Valdir Vargas e Ari Saraiva, respectivamente. São dois jovens políticos que podem fortalecer o alicerce de Cassol que trabalha uma pré-candidatura ao governo em 2026. Se estiver elegível, dará trabalho. Quem viver verá...
Respigo
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro estará na terça-feira (21) na RRSI em Ji-Paraná. Fávaro desembarca no aeroporto local às 9h, às 10h tem reunião com prefeitos no recinto da feira, visita estandes e almoça com o governador Marcos Rocha (UB), prefeito Isaú Fonseca (UB), autoridades e às 14h embarca de volta à Brasília +++ Devido a RRSI a movimentação visando as eleições a prefeito em Porto Velho, que estava muito intensa nos bastidores deu uma trégua. É que políticos e dirigentes partidários estão participando da importante feira de tecnologia e negócios que mobiliza a região +++ É que ninguém quer perder, mas sim ampliar espaços políticos e a RRSI concentrará durante a semana a maioria dos políticos. E promessas e tapinhas nas costas não faltarão durante os dias de feira +++ Clima ameno hoje (20) em Porto Velho. Por volta das 11h termômetros registravam 27 graus de temperatura e de sensação térmica.