Publicada em 22/05/2024 às 16h21
Contribuindo para a efetividade de políticas públicas, na busca pela melhora de vida dos cidadãos, baseado em uma administração pública mais eficiente e comprometida com o fortalecimento da governança e da gestão, o governo do de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional, na categoria Formação de Multiplicadores da plataforma Transferegov.br, com 69 multiplicadores formados, no ano de 2023.
As ações desenvolvidas são destacadas pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Sepog), através das gerências de Apoio à Captação de Recursos (GCR).
Em virtude do termo de cooperação técnica, em que foi firmado o compromisso da Sepog com o governo federal, por meio do Ministério da Gestão e Inovação e Serviço (MGI) de multiplicar o conhecimento adquirido, aos técnicos estaduais e municipais, Rondônia ocupa o 3º lugar na posição nacional, no eixo Capacitação, com o total de 276 pessoas capacitadas pelos multiplicadores da Rede no estado de Rondônia, em 2023.
A secretária da Sepog, Beatriz Basílio ressalta a gratificante missão de multiplicar as informações adquiridas. “Atribuo essas colocações, ao trabalho dos técnicos da GCR. Ao garantir que esses profissionais estejam bem preparados e informados, estamos promovendo uma administração pública mais eficiente, transparente e responsável. Com estratégias eficazes de treinamento e disseminação de informações, podemos assegurar que os recursos de transferências da União sejam geridos de forma eficaz e eficiente, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento da sociedade”, disse.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, técnicos capacitados podem trabalhar de maneira mais eficiente, reduzindo o tempo gasto na gestão e execução dos convênios. “Isso resulta em uma aplicação mais rápida e eficaz dos recursos, beneficiando diretamente os projetos e programas financiados”, salientou.
A Rede de Parcerias, tem por objetivo desenvolver ações voltadas à melhoria da gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco – Decreto nº 11.271, de 5 de dezembro de 2022 – instituiu o Sistema de Gestão de Parcerias da União (Sigpar), e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no Cadastro Integrado de Projetos de Investimento, por meio do Obrasgov.br – Decreto nº 10.496, de 28 de setembro de 2020, bem como, promover e estimular ações de capacitação, comunicação e transparência.