Publicada em 23/05/2024 às 13h55
Ji-Paraná – E o assunto predominante na política, agropecuária e nos demais segmentos do Estado a Rondônia Rural Show Internacional (RSI), que está sendo realizada em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rack desde segunda-feira (20) e será encerrada no sábado (25). É a maior feira da Região Norte e já nos primeiros dias sinaliza que o recorde de comercialização de 2023 (3,5 bilhões) será superado este ano. A RRSI é uma feira de negócios onde são apresentados o que há demais moderno no setor agropecuário, com comercialização de máquinas, implementos de última geração, palestras, oficinas. Na verdade, um show de tecnologia, que cresce a cada ano e contribui para o desenvolvimento progressivo da região.
Eleição – No próximo dia 9, das 8h às 17h será realizada a eleição suplementar para escolha do prefeito de Candeias do Jamari. O prefeito-eleito terá um mandato-tampão, pois ficará no cargo até o final do ano, porque teremos eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) em todo o Brasil em outubro próximo. Quem for eleito em Candeias do Jamari em junho poderá ser candidato em outubro. Sem dúvida que a eleição suplementar seria desnecessária, se evitaria gastos e a obrigatoriedade de os eleitores do município a votarem duas vezes com uma diferença de três meses para o mesmo cargo. A Justiça Eleitoral poderia ter nomeado um representante do Judiciário para governar o município até o final do ano, medida que seria mais prática, econômica e estaria dentro dos princípios constitucionais.
Suplementar – Estão na disputa do cargo de prefeito temporário de Candeias do Jamari, hoje ocupado pelo presidente da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB) o ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PL) com quatro mandatos no legislativo estadual e passagens pela vereança em Porto Velho; o ex-deputado federal, Lindomar Garçon (Republicanos), e o vereador Paulo Cadilack (PMB). Garçon já foi vereador e prefeito de Candeias em dois mandatos consecutivos. Ribamar Araújo foi vereador em Porto Velho e exerceu o cargo de deputado estadual em quatro mandatos seguidos no Legislativo Estadual. Paulo Cadilack foi eleito vereador em 2020 e, caso não tenha sucesso na eleição suplementar poderá concorrer em outubro à reeleição a vereança ou novamente a prefeito. O prefeito eleito em junho será o 10º em dez anos e o de outubro o 11º. Acreditamos ser um recorde nacional...
Sílvia/Bagattoli – O processo político-eleitoral deste ano já caminha a passos largos para as eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026. A eleição de prefeitos, vice e vereadores tem como pano de fundo as gerais. Em Rondônia o processo não é diferente. O PL presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que tem domicílio eleitoral em Ji-Paraná deverá perder o colega senador, Jaime Bagattoli, de Vilhena que irá para o PP. O PL também ficará sem a deputada federal Sílvia Cristina, de Ji-Paraná, que está formatando a saída do partido e, a exemplo de Bagattoli, se filiar ao PP, que é presidido em Rondônia pelo ex-governador Ivo Cassol, que reorganiza a sigla no Estado para as eleições gerais de 2026. Cassol planeja eleger 12 dos 52 prefeitos e um número elevado de vices e vereadores.
Senado – Bagattoli tem mandato até 2030 e não tem planos em disputar a Prefeitura de Vilhena nas eleições de outubro próximo. É o mesmo caso de Sílvia Cristina, que já foi vereadora em Ji-Paraná, mas não pretende concorrer nas eleições municipais, mas sim trabalhar para eleger prefeitos e vereadores este ano. Em 2026 a deputada federal não pretende buscar mais uma reeleição, mas sim concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Em 2022, Marcos Rogério disputou o Governo do Estado e foi para o segundo turno com Marcos Rocha (UB), que era o governador. Apesar de considerado favorito nas pesquisas, Rogério foi derrotado por Rocha, que conseguiu um segundo mandato. Para 2026, não se sabe qual o futuro político de Rogério. Irá tentar mais uma vez o Governo do Estado ou a reeleição? Mas Sílvia Cristina é nome de ponta para o Senado.
Respigo
O renomado advogado de Rondônia, Breno de Paula estará proferindo palestra na sexta-feira (24), das 9h30 às 12h no estande do Sebrae/CDLs/Associações Comerciais/Fecomércio, no recinto da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI, que está sendo realizada em Ji-Paraná, no Centro Tecnológico Vandeci Rack +++ Breno de Paula é advogado Tributarista, Doutor e Mestre em Direito (UERJ), especialista em Política e Direito Tributário-FGV de Brasília, professor de Direito Tributário da Universidade Federal de Rondônia e coordenador do Comitê de Assuntos Tributários da Federação do Comércio de Rondônia-Fecomércio/RO +++ Crescem os comentários nos bastidores da política em Porto Velho, desde o início da semana, que o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, presidente regional do Podemos deverá disputar a Prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. Léo já vou vereador em Porto Velho, deputado estadual e deputado federal.