Publicada em 16/05/2024 às 13h44
RRSI – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está montando estratégia para garantir tráfego seguro e fluente durante os dias da Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), na próxima semana, às margens da BR 364, no trecho entre Ji-Paraná e Presidente Médici. É que a 364 é a rodovia mais movimentada de Rondônia, inclusive com predominância de tráfego pesado, em razão do transporte de grãos (soja, milho, café) e da carne bovina para exportação pelo porto graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira. Em períodos de safra em Rondônia e parte do Mato Grosso, a média diária de veículos pesados (carreta, bitrens, treminhões) é de 2,5 mil, sem contar os carros de passeio. Além de um trabalho intenso, que deverá estar ativo já neste final de semana, pois a RRSI será aberta na segunda-feira (20) e encerrada no sábado (25), o controle deverá ser permanente das 8h às 18h, horário de funcionamento da mostra.
RRSI II – A expectativa de sucesso maior que a mostra de 2023 é grande pelo Governo do Estado, que a organiza a mostra, via Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Além de recorde em participação de expositores a feira anterior comercializou mais de R$ 3,5 milhões. A expectativa para este ano é de valores acima, pois nota-se uma mobilização intensa dos organizadores e dos participantes, todos com enorme otimismo para que a RRSI 2024 seja coroada de sucesso, pois Rondônia é um Estado, ainda, em formação, com pouco mais de 40 anos de emancipação político-administrativa e tem muito a oferecer na agricultura, na pecuária e nos demais segmentos. Não é o melhor lugar do mundo para se viver, mas está entre eles...
Prefeito – Se o PRTB, MDB, PDT, PT e Rede já lançaram pré-candidatos visando as eleições a prefeito em Porto Velho, agora temos mais um. O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes também está entre os pré-candidatos à sucessão municipal na capital. Ele, ainda, não disse publicamente que estará na disputa da Prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro próximo, mas teria contratado uma equipe, já com recursos disponíveis para formatar sua pré-candidatura. Léo preside o Podemos no Estado, já foi vereador na capital, deputado estadual e deputado federal. Tentou se eleger governador nas eleições de 2022, mas ficou na terceira colocação e não conseguiu chegar ao segundo turno. Agora está mais bem preparado e com alianças fortes e seguras, para buscar o seu objetivo, que deverão ser anunciadas antes das convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores de 20 de julho a 5 de agosto.
Vereadores – A maioria de os vinte e um vereadores de Porto Velho está se preparando para disputar a reeleição em outubro próximo. Hoje o legislativo municipal é composto de 21 membros, mas a partir de 2025 teremos 23, ou seja, mais duas vagas, que o parlamento estadual tem de direito. Quem não concorrer à reeleição será somente por impedimentos legais, mas a expectativa é que poucos deixarão de buscar um novo mandato. A reeleição, via de regra, é bem mais difícil. Na primeira eleição não há cobranças, porque o candidato apresenta propostas, não tem que justificar nada, como o candidato que busca a reeleição, que é muito cobrado pelas promessas de campanha, nem sempre cumpridas.
Vereadores II – Nos bastidores da política da capital, as apostas são que serão reeleitos de 50% a 60% dos vereadores que optarem pela reeleição. É que há muitos nomes novos em condições de conseguirem um mandato. Tudo indica, que a disputa por vagas no Parlamento Mirim de Porto Velho será das mais concorridas. Pré-candidatos a prefeito como o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (PRTB-PVH), por exemplo, está trabalhando bastante na composição de uma nominata com nomes novos e em condições de somar votos suficientes para eleger de cinco a oito vereadores. Outro cuidado do grupo de Marcelo é de preencher ou até superar o número de vagas disponibilizadas pelos partidos às mulheres. Hoje, somente duas das 21 vagas são femininas.
Respigo
Rondônia amanheceu hoje (16) parecendo estados do Sul do País. Temperatura em torno de 21 graus) e o povo seguindo para o trabalho com agasalhos, roupas de frio, o que é inédito para um Estado que tem média de 30 graus de temperatura. Durante à tarde de ontem chegou a garoar em alguns pontos da capital e, na madrugada de hoje os termómetros marcavam 23 graus +++ Em Vilhena, Cone Sul do Estado a temperatura mínima na madrugada foi de 19 graus. É a chamada friagem da Região Amazônica +++ O jornalismo esportivo do Brasil perdeu um dos seus ícones. Após ter diagnosticado um tumor no cérebro em 2022, Antero Grecco faleceu na manhã de hoje (16) +++ Ex-editor de esportes de “O Estadão” de São Paulo e passagens em vários outros jornais, Antero Grecco marcou época na ESPN tendo Paulo Soares, hoje no Sport TV, todos os finais de noite, informando, comentando tudo sobre futebol. Realmente uma perda irreparável ao esporte brasileiro +++ O segmento esportivo teve mais uma perda nesta quinta-feira. Após vários dias em coma, devido a um AVC o narrador Sílvio Luiz veio a óbito +++ Com passagens por inúmeras emissoras de rádios e TVs, Sílvio Luiz tinha bordões que marcaram época como “pelo amor dos meus filhinhos...”, “pelas barbas do profeta”, “olho no lance, é, é, é´” dentre outros não menos conhecidos. Na quarta-feira (15) morreu Washington Oliveira, o Apolinho, radialista esportivo do Rio de Janeiro. A bruxa está solta +++ Na próxima semana, de segunda-feira (20) a quinta-feira (23) a Assembleia Legislativa (Ale) estará aberta ao público das 7h30 às 13h30. O horário diferenciado (corrido) é devido a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, de Ji-Paraná, onde a Ale-RO estará instalada em estande oficial e realizará reunião extraordinária na quinta-feira (23.