Publicada em 16/05/2024 às 09h41
O Brasil comemora nesta quinta-feira (16), o Dia do Gari, como forma de reconhecimento ao trabalho que homens e mulheres desenvolvem para manter as cidades limpas. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), promove um almoço de confraternização com os cerca de 300 garis que prestam o serviço de limpeza urbana.
"É um gesto de reconhecimento aos nossos valorosos homens e mulheres que atuam na linha de frente na limpeza da nossa cidade. Um trabalho duro, com muitos desafios e que, infelizmente, não é reconhecido e respeitado por algumas pessoas. Temos buscado valorizar esses profissionais, pois eles são essenciais na melhoria urbana da nossa cidade", destacou o secretário da Semusb, Cleberson Pacheco.
Para cuidar da cidade com cerca de 550 mil habitantes, a Semusb dispõe de aproximadamente 300 garis. Eles se encarregam de serviços como varrição, remoção de folhas e galhos, limpeza de canteiros e outros espaços, além da retirada de resíduos.
TRABALHO
Uma das garis que atuam na capital é Liliane Honorato, de 40 anos, que há 22 anos atua na limpeza da cidade. Ela mora na zona Sul e tem quatro filhos, de 24, 22, 18 e 17 anos.
"Meu padrasto, quando eu tinha 18 anos e estava esperando meu segundo filho, me inscreveu no concurso para gari. Eu nem estava preparada, mas estudei, fui aprovada e assumi essa função que tenho tanto orgulho hoje. No começo, muitas pessoas me julgavam e criticavam. Teve gente que se afastou de mim por ter me tornado gari, mas os amigos de verdade continuaram", disse ela.
O trabalho duro começa cedo. Ela conta que sai de casa às 5h40 e chega por volta de 6h10 na Semusb. "Iniciamos às 7h e vamos no trabalho duro até as 13h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, trabalhamos das 7h ao meio-dia. Tenho muito orgulho da minha profissão. Criei meus filhos com o suor desse trabalho digno. Atualmente, faço faculdade de serviço social e não escondo de ninguém que sou gari".
Liliane hoje é encarregada de uma equipe de dez garis que atuam em diferentes regiões da cidade, com limpeza, varrição, rastelagem, recolhimento e outros serviços. "Quando a gente está na rua, ainda tem gente que nos maltrata com palavras duras, ou jogando lixo em nossa direção, como se a gente fosse lixeira. Isso é dolorido. Somos trabalhadores dignos e também precisamos ser respeitados como seres humanos. Isso é uma minoria, e ainda bem que muitos nos reconhecem e elogiam nosso trabalho".
Ela defendeu ainda que, além de respeitar os profissionais da limpeza, as pessoas deveriam se conscientizar a não jogar resíduos de forma irregular, nas ruas e espaços públicos. "É revoltante quando a gente vê que um local que acabamos de limpar, já está cheio de lixo, jogado por moradores. É preciso se conscientizar de que manter a cidade limpa, é uma obrigação de todos, não apenas dos garis".
A DATA
O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais dedicados em manter as ruas, avenidas, praças, escadarias e outros ambientes das cidades limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.