Publicada em 08/05/2024 às 08h30
Ontem (07), dialogando com o decano do jornalismo político rondoniense, Waldir Costa, recebi dele elogio a respeito do meu estilo diferente de escrever o jornalismo político. Fiquei lisonjeado com o elogio depois de tantos anos sem escrever a Coluna Falando Sério. Para quem não sabe, a minha formação raiz é na Geografia, dialogando com a Política, Sociedade e Poder. Neste caso, recebi a influência do geógrafo francês Yves Lacoste, considerado um dos responsáveis pela ressurgência, na década de 1970, dos estudos associando geografia e política. Por sua vez, discípulo do anticolonialista Jean Dresch, integrante inicial do grupo envolvido na proposição da geografia ativa. Em seguida, entrei em contato com a obra “Por uma Geografia do Poder” de Claude Raffestin, com ele aprendi os conceitos de território, fronteira e poder. Por conseguinte, estudando o geógrafo francês Paul Claval, encontrei um apontamento interessante sobre a difusão das obras de Yves Lacoste na América Latina, o que me deixou fascinado, sendo a questão do subdesenvolvimento. Para compreender melhor o processo político e estruturas de poder no território, me debrucei sobre as obras da geógrafa brasileira Iná Elias de Castro; do geógrafo brasileiro Milton Santos; do sociólogo alemão Max Weber; dos filósofos Richard Rorty e Michael Foucault. Todos esses autores servem de base para minhas análises atuais no jornalismo político de forma escalar.
Influência
Existem muitos outros pensadores que servem de base para desenvolver minhas análises em Geografia, Política, Marketing e Jornalismo, mas seria injusto não citar a influência de Gilberto Freyre, Jessé de Souza, José de Souza Martins, Maria Isaura Pereira de Queiroz, Raymundo Faoro, Manoel Correia de Andrade, André Roberto Martin, Bertha Becker, Rogério Haesbaert, Carlos Walter Porto Gonçalves, Manuel Castells e Eric Hobsbawm.
Régua
Os leitores e os seguidores precisam saber como cheguei até aqui, forjando as minhas linhas de pensamento, análise e interpretação de dados. Saber quem é o colunista na formalidade e na intimidade. Mas uma coisa é certa, todos nós que estudamos um pouco mais, somos diferentes, somos fora da régua e conseguimos enxergar um mundo que muitos não conseguem enxergar.
Repercute
Ainda repercute o tema da Coluna de segunda-feira (06): A ressignificação da nossa bandeira por Madonna em plena praia de Copacabana. Acredito que a nossa bandeira como símbolo oficial foi resgatada dos fascistas tabajaras com sucesso pela cantora Madonna, inclusive, internacionalizada, é para glorificar de pé.
Resposta
Eu não gosto muito da voz do Pabllo Vittar, mas assistir uma gay, drag queen, nordestina, ex-assentada do MST ao lado da rainha pop Madonna, é uma resposta àquele que divide o país e seus seguidores que espalham ódio, a misoginia, a homofobia, o preconceito e o racismo. Para encerrar a polêmica, o show de Madonna não resgatou apenas nossa bandeira do fascismo tabajara, mas resgatou nossos brasis e nossas brasilidades.
Devastação
As águas do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, tiveram um recorde histórico e ultrapassaram 30 metros do seu nível normal. Devido às enchentes no Vale do Taquari, 83 pessoas morreram e 111 estão desaparecidas. Em vídeos divulgados nas redes sociais, moradores revelam o cenário de devastação nas cidades, muitas casas, estradas, carros e propriedades rurais destruídas, essa última, animais mortos e lavouras inteiras destruídas.
Busca
Viaturas blindadas Guarani, de fabricação nacional, são empregadas por todo o Rio Grande do Sul para a busca e resgate de pessoas ilhadas. Essas viaturas do Exército Brasileiro também estão auxiliando em ações para o restabelecimento dos serviços essenciais de energia, água, telefonia e internet.
Invertida
Enquanto o Brasil está unido para ajudar o povo do Rio Grande do Sul, Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Bia Kicis, Gustavo Gayer e Eduardo Girão, todos do PL, estão passeando nos EUA com dinheiro público para atacar a democracia do próprio país. Por sua vez, levaram uma invertida da deputada estadunidense Susan Wild, o vídeo com legenda da fala está disponível nas redes sociais, basta pesquisar.
Manteve
O PSDB entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no TRE/RO contra o senador Jaime Bagatolli (PL), e seus respectivos suplentes, alegando abuso de poder econômico nas eleições de 2022. No entanto, o recurso especial interposto pelo PSDB foi negado, daí a legenda tucana recorreu ao TSE, esse último manteve a decisão da corte regional e Bagatolli segue no mandato de senador, com possibilidade de disputar o Governo de Rondônia pelo PP nas eleições de 2026.
Medicamentos
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou R$ 600 mil para a aquisição de medicamentos hospitalares para dar suporte à manutenção do Hospital Municipal de São Miguel do Guaporé. O objetivo da emenda é melhorar os serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento no hospital.
Fomentar
Deputado Jean Oliveira (MDB) entrega 24 kits esportivos para times em Novo Horizonte do Oeste no sentido de fomentar o esporte no âmbito local. O deputado Jean trabalha incansavelmente para destinar recursos para atender à população da Zona da Mata.
Reuniões
O pré-candidato a prefeito Ricardo Frota (Novo) tem participado de reuniões nos bairros com lideranças que estão se juntando ao seu projeto de poder visando suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB). Nas últimas reuniões, Frota tem defendido realizar uma gestão voltada para realizar pesados investimentos em infraestrutura, em especial, saneamento básico.
Plano
O pré-candidato a prefeito Samuel Costa (Rede/Psol), nas reuniões que participa e nas entrevistas que concede, defendeu a implementação de um Plano de Contingência para Desastres Ambientais. Samuel diz que, apesar da lição amarga da enchente de 2014, Porto Velho continua sem um plano de contingência para enfrentar grandes impactos de efeitos climáticos.
Creches
O pré-candidato a prefeito Célio Lopes (PDT) defende a construção de creches no sentido de ampliar a oferta de vagas para que mães tenham onde deixar seus filhos com segurança e possam se inserir ou se manter no mercado de trabalho.
Proativo
Léo Capixaba (PL) tentará novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste. Léo tem votos segmentados na área urbana e rural, caso seja eleito, deverá fazer um mandato diferenciado e proativo para quem mora nas linhas rurais.
Promete
Outro nome que promete no interior é do pedagogo Pedro Rabelo (PSD), exercendo atualmente a função de Chefe de Gabinete do deputado estadual Cássio Góis (PSD). Ele deverá disputar novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Cacoal e o seu foco é defender políticas públicas voltadas para cultura, juventude e lazer.