Publicada em 07/06/2024 às 08h58
Com data marcada para se apresentar no 40ª Arraial Flor do Maracujá, dia 29 de junho, às 21h30, no Parque dos Tanques, em Porto Velho, organizado pelo governo de Rondônia. O Boi Marronzinho, representando a Vila Tupy, está pronto para a sua apresentação no evento. Os ensaios acontecem no barracão da zona Sul, localizado na Rua Caramuru, n° 166, Vila Tupy. O grupo se prepara intensamente, dedicando-se três vezes por semana, às quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h.
Ao todo, o Boi Marronzinho é composto por 230 participantes e traz uma equipe diversificada de 50 batuqueiros; 6 tribos de 20 brincantes, 20 vaqueiros e rapazes, além da Cunhã Poranga, Sinhazinha da Fazenda, Pajé, Amo do Boi, Porta estandarte, Rainha do Folclore, Rainha da Batucada, Mestre levantador de toadas, apresentador e Mascarados.
Com uma combinação de tradição, dedicação e inovação, o Marronzinho promete uma noite repleta de cores, música e celebração no Arraial Flor do Maracujá, “Estamos trabalhando para entregar um espetáculo à altura do tema proposto. Com figurinos e alegorias completamente renovados, para levar o público em uma viagem emocionante pela nossa cultura”, compartilhou a vice-presidente da agremiação, Rosilene Borges.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse é um momento propício para a troca de histórias e culturas dos moradores. “Esse momento não só conecta a comunidade, como apresenta as raízes culturais para quem vem visitar a festa, que é considerada patrimônio histórico de Rondônia”, pontuou.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes a trajetória histórica do Arraial demonstra a relevância da 40ª edição do Arraial como instrumento para promoção e preservação dessa manifestação cultural para Rondônia. “É fundamental que o estado possibilite a visibilidade aos talentos que temos no estado. O Flor do Maracujá, na sua 40ª edição é mais um espaço aos artistas locais para fortalecer a cultura com uma identidade artística”, evidenciou.
TRADIÇÕES
Nascido em 1999, o boi marronzinho é sinônimo de uma herança cultural de moradores da Vila Tupi. O presidente e fundador, Estevam Fernandes da Silva, hoje com 76 anos, deu a vida ao boi marronzinho a partir do simples desejo de seu neto por uma brincadeira. Envolto em um lenço marrom, o boi começou como uma atração modesta para as crianças da vila, mas rapidamente se tornou um símbolo de união e tradição. Ao longo dos anos, sob a orientação de Estevam, o boi não apenas cresceu, e evoluiu de uma simples diversão infantil para se tornar um pilar da identidade da comunidade.
Em 2005, quando as crianças se transformaram em adultos, o boi marronzinho acompanhou essa transição, encontrando seu lugar no coração e nas tradições dos moradores. Após décadas de dedicação incansável, o boi marronzinho alcançou seu auge no ano passado, quando conquistou seu primeiro título, marcando uma vitória, culminando em uma jornada compartilhada de perseverança e paixão.
Como uma homenagem ao seu estimado fundador, Estevam, a comunidade planeja uma celebração especial, apresentando-o com um carro alegórico, onde ele desfilará pela arena, contando a história emocionante do grupo e do querido boi marronzinho, preparando-se para um futuro, onde suas raízes culturais continuam a prosperar e inspirar as próximas gerações.