Publicada em 24/06/2024 às 14h36
Com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelos policiais penais o Governo de Rondônia realizou capacitação com cursos de Noções de Direito Administrativo, Manutenção Básica em Armas, Técnicas e Tecnologias não Letais- Ttnl/Operador De Bastão Pr 24, Libras Básico – Módulo II, Defesa Pessoal e Técnicas Gerais e Armamento E Tiro – C.A.T – Habilitação Em Espingarda Cal.12, entre os dias 18 e 21 de junho, em Porto Velho. As qualificações fazem parte do cronograma de atualizações técnicas, legislativas e de combate para os servidores penais.
Organizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), os cursos garantem que os servidores penais estejam capacitados de acordo com as atualizações que ocorrem dentro de sua profissão, fazendo com que entreguem suas atividades laborais diárias com mais segurança, confiança e qualidade.
CURSOS
Este aperfeiçoamento visa preparar os cursistas a dominar referênciais teóricas aplicadas ao campo do Direito Administrativo, oferecendo, sobretudo, o despertar de uma expertise jurídica afinada com os métodos e práticas administrativas no âmbito prisional. Ministrado pelo policial penal e diretor da Unidade de Monitoramento Eletrônico, Eliel de Souza Sá, na terça-feira (18),
Manutenção Básica em Arma
Tem por objetivo capacitar os servidores na manutenção básica em armas, garantindo assim, a segurança e eficácia na atividade policial, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades para uma atuação eficaz dentro das unidades prisionais, com segurança, precisão e controle.
O curso aconteceu durante o período diurno, na quarta-feira (19), pelos policiais penais e instrutores Elvison Campos e Maurício Yujo.
Técnicas e Tecnologias não Letais- Ttnl/Operador De Bastão Pr 24
A qualificação tem por meta capacitar os participantes a utilizar instrumentos de menor potencial ofensivo, com foco específico no bastão PR 24, proporcionando conhecimento teórico sólido, habilidades práticas, promovendo uma abordagem ética e legal no uso desses instrumentos. Instruído pelo policial penal, Luiz Cláudio Pereira, o curso teve a duração de 10 horas, acontecendo durante a quinta-feira (20).
Libras Básico – Módulo II
Além de fomentar a inclusão nas unidades prisionais, o curso busca capacitar os servidores penais na linguagem brasileira de sinais, para que consigam tratar de forma igualitária com internos, familiares e servidores que possuem deficiência auditiva.
Para participar deste curso é necessário que o servidor tenha concluído o módulo I, também aplicado pela Esep. A qualificação foi aplicada pelos policiais penais e professores Carlos Alberto Ferreira da Silva e Flávio Mendes Oliveira, na quinta-feira (20).
Defesa Pessoal e Técnicas Gerais
Buscando o aumento na oferta de cursos variados e a aplicação nas demandas penais, este treinamento fornece habilidades técnicas e práticas que permitem proteger a si e a terceiros em situações de conflito e perigo, ensinando técnicas de defesa pessoal e momentos em que podem ser utilizadas.
O curso foi oferecido durante toda a sexta-feira (21), pelo policial penal Ângelo Rafael, policial da Força Penal Nacional, Douglas Gonzales e pelo socioeducador da Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), Austrino Alves.
Armamento e Tiro – C.A.T – Habilitação em Espingarda Cal.12
O curso é aplicado no Centro de Treinamentos da Esep
A capacitação visa promover aos policiais penais, que atuam diretamente com a utilização de armamento bélico; mais segurança no manuseio e conservação de seu equipamento de trabalho, atualizando também, novas técnicas de combate.
Instruído pelos policiais penais Diego Salles e Fabrício Augusto, o curso é aplicado de forma prática, nos turnos manhã e tarde.
O secretário da Sejus, Marcus Rito ressaltou que, a procura pelos cursos por parte dos servidores incentiva, ainda mais, a secretaria a estar buscando novos aperfeiçoamentos, para garantir a dinamicidade, procura e presença dos servidores, que estão sendo valorizados através das ações educativas.