Publicada em 18/06/2024 às 12h02
Com o objetivo de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução profissional no transporte de pessoas ou cargas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) oferta cursos especializados nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia, São Francisco do Guaporé e Seringueiras; para os meses de junho, julho e agosto de 2024.
Ministrados pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), os cursos são destinados a condutores já habilitados para condução de veículos de transporte coletivo de passageiros, escolares, produtos perigosos e cargas indivisíveis; veículos de emergência e motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias e passageiros, conforme a Resolução n° 789 de junho de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A vice-diretora da EPTran, Juliana Jochims explica que, os cursos atendem solicitações vindas dos municípios, entidades de classe, sindicatos, associações e instituições em geral. “Outros cursos poderão ser ofertados durante o processo, a depender de eventuais demandas recepcionadas pela Escola Pública de Trânsito.”
A especialista de trânsito, Mirian Cruz lembra que, além de desenvolver competências e habilidades dos motoristas, os cursos inspiram valores essenciais nesses condutores, de respeito às leis e preservação da vida. “O que é importante à manutenção de um trânsito mais seguro, já que a partir da educação, os motoristas conseguem reagir às situações de risco, minimizando as chances do sinistro de trânsito, sendo a principal finalidade desses cursos promover a segurança viária.”
REQUISITOS
Os cursos de formação e atualização são obrigatórios a cada cinco anos, para todos aqueles que atuam como condutores dos veículos mencionados em atividade remunerada. Para se matricular nos cursos, faz-se necessário que o candidato atenda aos seguintes requisitos:
Seja maior de 21 anos;
Possua categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada ao curso pretendido (ver requisitos);
Não esteja cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir;
Não tenha a CNH cassada;
Não esteja cumprindo pena decorrente de crime de trânsito;
Não esteja impedido judicialmente de exercer seus direitos;
Efetue o pagamento da taxa de matrícula: curso de formação custa R$ 217,05 (duzentos e dezessete reais e cinco centavos); curso de atualização custa R$ 54,27 (cinquenta e quatro reais e vinte e sete centavos).
Informações sobre os requisitos específicos para cada formação podem ser obtidas diretamente na EPTran, localizada na Avenida Padre Chiquinho, nº 903, Bairro Pedrinhas, em Porto Velho; pelo contato do WhatsApp (69) 99356-0519, e em qualquer unidade do Detran-RO nos municípios.