Publicada em 27/06/2024 às 14h09
Extraordinária – A Assembleia Legislativa (Ale) realiza a partir das16h de hoje (27) reunião extraordinária convocada pelo vice-presidente, Jean Oliveira (MDB-PVH), porque o presidente, Marcelo Cruz (PRB-PVH) está em missão fora do País. Certamente os deputados deverão limpar a pauta do primeiro semestre do ano, porque teremos o início do recesso a partir de 1º de julho, mês em que deverá ocorrer somente a sessão extraordinária, que ocorrerá no dia 4, às 15h no estande da Ale, durante a realização da 7ª Expobur (Exposição Agropecuária de Buritis, no período de 3 a 7 de julho, uma das feiras-exposições mais importantes do Estado. Após a extraordinária em Buritis os deputados devem iniciar o recesso retornando aos trabalhos em agosto, porque a LDO já foi votada.
Escola – Situação crítica dos alunos que dependem da escola do Distrito de Samuel, que pertence a Candeias do Jamari, município que em breve irá empossar o seu décimo prefeito nos últimos dez anos, após a eleição suplementar realizada no início deste mês, que elegeu Lindomar Garçon (Republicanos) para um mandato-tampão até o final do ano. A partir de janeiro assumirá o prefeito eleito em outubro próximo para um mandato de 4 anos. O povo está protestando contra a precariedade da escola do Distrito, devido as salas de aula, pátio, salas administrativas não oferecerem as mínimas condições de atender as necessidades de alunos e professores. É importante lembrar, que a Usina de Samuel garante mensalmente recursos ao município devido aos royalties. A rotatividade constante de prefeitos, devidos a diversos fatores (assassinato, corrupção, etc.) e uma câmara de vereadores inoperante impedem o município se firmar econômica, financeira, política e administrativamente. É o fim da rosca...
Nova Brasilândia – As convenções partidárias estão se aproximando e os dirigentes políticos se movimentam na formatação de candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de outubro. Em recente visita no município de Nova Brasilândia do Oeste, a deputada federal Sílvia Cristina (PP) se manifestou sobre a pré-candidatura da ex-secretária da Educação do município, Maria Rezende a prefeita pelo União Brasil. A deputada disse que está disposta a colaborar e trazer recursos para programas de infraestrutura que a população tanto precisa. “Acredito no potencial de Maria Rezende para transformar Nova Brasilândia D’Oeste. Seu compromisso com a saúde, assim como ela já mostrou sua competência na educação, é um dos grandes pilares para um trabalho de excelência, e estou aqui para garantir que ela tenha todo o suporte necessário para concretizar suas propostas”, afirmou Silvia Cristina.
Seca – A preocupação é enorme com a previsão de estiagem prolongada, superior à de 2023, quando tivemos inúmeros problemas com rios da Amazônia praticamente secando e o Madeira limitando a navegação. A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) monitora regularmente o Madeira para garantir operação de qualidade e segura no porto de Porto Velho, inclusive, participando efetivamente do Comitê de Crise Hídrica, do Governo do Estado, que monitora os impactos e define as ações necessárias. A Região Norte sofreu crise hídrica severa em 2023 com navegação limitada, cargas reduzidas em 50%, e situação crítica da população ribeirinha, ao longo do Rio Madeira, que ficou privada, inclusive, de água potável.
Seca II – A previsão para este ano, devido ao fenômeno El Ninõ é que a estiagem deverá ser superior à do ano passado. Em 19 de junho de 2023, o Madeira atingiu 9,9 metros e, no mesmo dia desse ano a marca foi de 4,17 metros. Em outubro de 2023 o Madeira atingiu o mesmo nível dos últimos 50 anos, 1,10m. A navegação ocorreu somente durante o dia e com as limitações já citadas, como a redução das cargas em 50%. O porto da capital está aguardando instruções da Marinha relacionados aos procedimentos e certamente teremos a proibição da navegação noturna e limitação de cargas. Como a perspectiva é de estiagem superior a 2023 é importante que sejam tomadas medidas rígidas, inclusive, que a BR 319, única ligação terrestre de Porto Velho a Manaus seja preparada, adequada, para garantir o abastecimento da população ribeirinha.
Respigo
Mais de 400 toneladas de calcário foram distribuídas a produtores rurais de dez municípios de Pimenta Bueno, graças a emenda do deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno). O calcário é fundamental para recuperação e readequação das terras e garantir produção abundante e de qualidade +++ Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Internacional e Palmeiras deram vexame na rodada do Brasileirão, na quarta-feira (26). Quem também não consegue se ajustar é o Corinthians, que empatou (1x1) em plena Neo Química Arena +++ O Flamengo foi derrotado pelo ótimo Juventude (2x1). O Palmeiras deu vexame e levou peia (3x0) do Fortaleza, que deu um “passeio” no Verdão +++ O Internacional não fez a obrigação de casa e perdeu (1x2) para o Atlético Mineiro. Foi uma noite nada favorável aos times considerados “favoritos”.