Publicada em 07/06/2024 às 14h01
Candeias – A coluna é publicada das segundas-feiras às sextas-feiras, portanto, hoje (7) é a última oportunidade de analisar a Eleição Suplementar de Candeias do Jamari, que ocorrerá no domingo (9), para eleger o prefeito, que comandará o município até o final do ano. A partir de janeiro será empossado o que vencer as eleições municipais (prefeito, vice e vereador), que ocorrerá em todo o Brasil. Disputam o cargo o ex-prefeito Lindomar Garçon (Republicanos), ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PL) e o vereador Paulo Cadilack (PMB). Quem vencer terá que se preocupar em se reeleger em outubro e os perdedores tentar mais uma vez a eleição a prefeito. A Suplementar, na verdade, pouco representará, mas será um termômetro do que poderá ocorrer em outubro. Escolher bem será fundamental, pois Candeias elegerá o 10º prefeito em dez anos no domingo (9) e o 11º em novembro.
Prematuridade – Iniciativa das mais oportunas e necessárias da deputada federal Sílvia Cristina (PL-RO), que apresentou o projeto de lei (2180/24) na Câmara dos Deputados prevendo a obrigatoriedade de constar a informação sobre nascimento prematuro de crianças no registro em todo o País. A prematuridade é o nascimento antes das 37 semanas de gestação. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) a prematuridade é a principal causa de morte infantil no mundo. No Brasil cerca de 12% dos bebês nascem com menos de 37 meses de gestação. E maioria de a população não tem noção da importância de o médico saber, que uma criança, por exemplo, que tenha a necessidade de atendimento clínico-hospitalar é prematura.
Prematuridade II – "O registro oficial dessa condição no assento de nascimento permite que profissionais de saúde acessem informações essenciais para oferecer cuidados personalizados e de qualidade desde os primeiros dias de vida da criança. Além de os benefícios clínicos, a inclusão da prematuridade no registro de nascimento tem implicações significativas para a pesquisa e a formulação de políticas pública", justificou a deputada Sílvia Cristina. Também é necessário, que sejam desenvolvidas campanhas pelo setor público (federal estadual e municipal) para conscientizar e dar suporte, para que as famílias registrem os filhos destacando a prematuridade, facilitar o acesso a serviços de apoio e benefícios, e para garantir um atendimento pediátrico eficiente, especializado e na elaboração de programas de intervenção precoce. A prevenção é sempre o melhor caminho.
Seca – Em 2023 Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas enfrentaram a maior seca de todos os tempos. A previsão para este ano é de seca, ainda maior. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê e alerta para a seca deste ano, durante o Verão Amazônico (seis meses de chuvas esparsas) que está começando e será mais rigoroso que em 2023. O Atlântico Norte, segundo monitoramento da Universidade de Yale (EUA), está aquecendo, motivo de preocupação dos especialistas. Em 2023 o nível do Rio Madeira, que liga Porto Velho a Manaus chegou a 1,10 metro limitando a navegação. A noturna suspensa durante meses. Com isso a população ribeirinha ficou desabastecida e também sem água potável, porque as fontes secaram.
Seca II - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê que o verão amazônico deste ano deve registrar recordes de seca e calor em Rondônia. De acordo com a gerência regional do Censipam, este ano a situação dos rios do estado deverá atingir um estado crítico. Segundo Caê Moura, do Centro Regional da Censipam em Porto Velho, “a seca desse ano, muito provavelmente será muito mais severa do que a que foi no ano passado”. Outra informação importante de Caê sobre a seca na Amazônia Legal são as chuvas que estão abaixo da média, “ainda pelo efeito El Niño”, por isso, alerta sobre a importância de a Defesa Civil trabalhar em conjunto com a Censipam, que estará disponibilizando uma sala de monitoramento, para que os servidores possam acompanhar os dados em tempo real.
Respigo
No sábado (8) o partido político Solidariedade estará reunindo seus filiados e simpatizantes no Oscar Hotel Exclusive, em Porto Velho, das 8h30 às 13h30 para o evento denominado Qualifica Eleições com o tema, “Na Corrida Eleitoral, Quem se Qualifica Chega Primeiro”. O evento tem a organização do Diretório Nacional do Solidariedade, que trará uma equipe especializada a Rondônia para discutir as Eleições 2024 e tem no ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) do Estado, Benedito Alves sua maior liderança e pré-candidato a prefeito de Porto Velho +++ O diretor-geral da Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (Ale), Alexandre Silva, está em Cabixi participando da entrega de certificados a concluintes do curso de Técnicas de Atendimento ao Público, ministrada pelo instrutor Aldo Dias. O curso de capacitação profissional com duração de 20 horas/aula teve a participação de dezenas de alunos e foi ministrado durante a semana.