Publicada em 20/06/2024 às 08h50
O sociólogo alemão Max Weber, tentando compreender as mudanças sociais ocasionadas pela Revolução Industrial, ele escreveu obras famosas como a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A referida obra nos mostra a influência da religião no desenvolvimento do capitalismo. Ao analisar as sociedades capitalistas, Weber percebeu que havia valores e comportamentos comuns entre os homens de negócios, ou seja, os capitalistas, os donos das indústrias, das empresas e os trabalhadores mais bem qualificados, mais bem pagos. Essas pessoas eram disciplinadas, prezavam pela poupança e tinham um grande apreço pelo trabalho, repito, valorizavam muito o trabalho. Além disso, os indivíduos em sua grande, mas grande maioria mesmo, colocavam os seus filhos para fazerem cursos técnicos, cursos que tivessem um retorno financeiro rápido e compensador. Nada de cursos da área de humanas, cursos voltados para compreender a apropriação da natureza e relações sociais e de poder. O foco das elites capitalistas da época era o técnico, a prática e o lucro. Com isso, Max Weber vai olhar para essa sociedade e percebe que essas características que eles mantêm em comum não são uma coincidência. Ao analisar a religião dessas pessoas, ele vê que eles são protestantes. Daí, ele afirmou que os valores do protestantismo foram essenciais para o desenvolvimento do capitalismo.
Formações
Contudo, Weber, nos seus estudos, concluiu que as formações mais voltadas para atuações comerciais e industriais tinham maior participação de indivíduos protestantes. Já nas formações mais humanísticas, possuem um público mais católico.
Descartam
Weber olha para os católicos e enxerga neles o foco mais no espiritual em detrimento do material, ou seja, uma renúncia do material em prol do crescimento espiritual. Enquanto os protestantes, apesar de valorizar o espiritual, não descartam o material.
Distantes
Weber identifica uma característica do mundo real, o maior envolvimento da fé protestante em atividades capitalistas. Entretanto, os evangélicos neopentecostais do Brasil de hoje estão muito distantes de ser os evangélicos ricos e prósperos nos EUA e da Europa descritos por Weber sobre o capitalismo e religião.
Paciência
Estou sem muita paciência para gente idiota e imbecil que não compreende que no Brasil, a agricultura, além de sofrer impactos mediante a instabilidade do clima, conta ainda com a taxa de juros instável e elevada, prejudicando diretamente a agricultura familiar e o agronegócio. E pior, o pobre de direita compra o discurso da imprensa serviçal do capital rentista, que os juros e a taxa selic, precisam permanecerem elevados.
Cortar
Falando em juros, seus efeitos na agricultura impactam diretamente na tomada de financiamentos e empréstimos pelos produtores. Neste caso, pequenos e médios produtores são os que mais sentem essas variações e elevação das taxas de juros.
Encerrou
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou de vez e por unanimidade a ação do PSDB contra a diplomação do senador Jaime Bagattoli (PL). O partido dos tucanos alegava irregularidades e abuso do poder econômico na campanha de Bagattoli, mas não obteve sucesso em suas reivindicações tanto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto no TSE, última instância.
Líder
Ontem (19), o senador Marcos Rogério (PL) assumiu o cargo de líder da oposição ao governo do presidente Lula (PT) no Senado. Rogério assumiu devido ao senador Rogério Marinho (PL), até então líder da oposição, se licenciar do mandato por quatro meses para se dedicar às eleições municipais no estado do Rio Grande do Norte.
Confirmação
Em março, era especulação, mas em abril confirmamos, a deputada Silvia Cristina entrou com o processo para trocar o PL pelo PP, resultado de uma intervenção direta do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, com Valdemar da Costa Neto. Ontem (19), veio a confirmação de Silvia no PP mediante ato de filiação na sede do partido em Brasília.
Construir
Silvia Cristina deixou o PL por divergências com o senador Marcos Rogério (PL), presidente estadual da sigla de Extrema-direita em Rondônia. Silvia, ao lado do ex-governador Ivo Cassol que preside o PP em Rondônia, deverá construir sua candidatura ao Senado da República e poderá ser a mais votada no pleito eleitoral de 2026.
Murchando
A bolha da Extrema-direita está murchando, é visível no vídeo que a deputada Cristiane Lopes (PL) postou nas suas redes sociais ladeada de poucos deputados federais, inclusive do deputado federal Fernando Máximo (União), defendendo o PL 1904 que pune as vítimas de abuso sexual e premia os estupradores. Deputada Cristiane, cadê a lista das clínicas abortistas e das feministas que trabalham para essas clínicas?
Dissociação
A Direita já entendeu nos EUA e na Europa que não podem ficar a reboque da Extrema-Direita e já busca retomar seu protagonismo político nas próximas eleições. No Brasil não será diferente a dissociação das forças de Direita e da Extrema-direita nos pleitos eleitorais de outubro próximo.
Exemplo
O exemplo local da Direita vencendo a Extrema-direita nas urnas é passível de observação e análise. Neste caso, basta observar o exemplo em escala menor do pleito eleitoral municipal para escolha de prefeito-tampão do município de Candeias do Jamari: a Direita venceu a Extrema-direita.
Científica
O presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) assegurou a realização da 3ª Feira Científica, organizada pelo Instituto Mocam - Movimento Científico da Amazônia, entre os dias 8 e 9 de agosto, na Faculdade Estácio, em Rolim de Moura.
Dores
A pré-candidata Euma Tourinho (MDB) ao Prédio do Relógio está cumprindo uma extensa agenda de visitas a bairros, distritos e comunidades ribeirinhas. Nas visitas e reuniões, conversa com a população local para identificar suas dores, diagnosticar e incluir o remédio no seu Plano de Governo, para debater posteriormente com o eleitor de Porto Velho no período da campanha eleitoral.
Participando
O pré-candidato Ricardo Frota (Novo) ao Prédio do Relógio esteve em São Paulo participando do 8º Encontro Nacional do Novo. O evento reuniu mandatários, filiados e simpatizantes de todo o Brasil e contou com uma extensa programação voltada para o treinamento de dirigentes partidários e pré-candidatos ao pleito eleitoral municipal de outubro.
Inteligência
O advogado Ricardo Frota (Novo), que deseja suceder o prefeito Hildon Chaves (PSDB) no Prédio do Relógio, revelou a sua satisfação de ter participado do 8º Encontro Nacional do Novo. O que chamou a atenção de Frota foi o treinamento em inteligência emocional e como fazer uma gestão eficiente para fazer crescer a cidade, o estado e o país.
Cresce
O nome que cresce na área rural de Porto Velho é do pré-candidato a vereador Dione Berto (PL) da Extrema-direita. Dione além de contar com o apoio dos médios e grandes proprietários rurais, também conta com o apoio da maioria dos associados dos clubes de tiros da nossa capital.
Conquistar
Quem deseja conquistar uma cadeira na CMPV, é o pré-candidato a vereador Railson Medeiros (PRD). Ele é natural de Porto Velho, servidor público municipal, promotor de eventos e representante comercial. Por sua vez, acredita que o fomento ao empreendedorismo local é uma estratégia do poder público para promover a transformação social das franjas urbanas de Porto Velho.