Publicada em 21/06/2024 às 09h30
Ontem invoquei o sociólogo alemão Max Weber e o livro de sua autoria, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A referida obra nos mostra a influência da religião no desenvolvimento do capitalismo, por sua vez, Weber demonstra que havia valores e comportamentos comuns entre católicos e protestantes, que era mandar seus filhos estudar e trabalhar em faculdades técncias e humanistas distintamente. Já o pastor André Valadão da Igreja Batista Lagoinha aconselha os fiéis de sua igreja a não deixarem seus filhos ingressarem na faculdade, inclusive o vídeo com o culto que ele fala tamanha imbecilidade viralizou nas redes sociais. Para o religioso neopentecostal, é melhor que o jovem venda picolé do que cursar uma faculdade. Na ocasião, Valadão disse que “se a faculdade vai acabar com a vida do teu filho, não manda ele pra faculdade”. Na sequência, ele sugeriu que os filhos dos fiéis possam “ir para o inferno” caso forem estudar na universidade. “Criou sua filha pra quê? Pra virar uma vagabunda? [...] Aí ela tem um diploma e é rodada?”, disparou. O sermão do pastor gerou uma onda de revolta na internet, em especial, no meio evangélico tradicional e neopetencostal.
Formação
Caso estivesse vivo, o que diria Max Weber do pastor André Valadão? Suponho que ele diria que o pastor evangélico neopentecostal é um imbecil e demonstra não possuir uma formação teológica adequada e completa mediante as aberrações que prega no púlpito da igreja, por pregar que os pais não devem estimular seus filhos cursar uma universidade para não virar vagabundo.
Raízes
Esse tipo de pregação tem raízes na crença que existe dentro da Extrema-direita de que as universidades são tomadas por professores marxistas e professores doutrinadores da Esquerda. Acredito que o Pastor André Valadão e outros que se utilizam desse discurso, nunca pisaram o pé numa faculdade ou universidade para falar tamanha asneira.
Conhecimento
Nas faculdades e universidades existem diversas linhas de pensamento de esquerda e direita, centro, extrema-direita e extrema-esquerda, inclusive anarquistas e outras correntes ideológicas. Como estudei em Universidades e Faculdades públicas e privadas, posso afirmar categoricamente que são espaços plural de conhecimento.
Providências
Há várias denominações evangélicas neopentecostais e existe muita gente séria nas igrejas, porém, não devemos aceitar tamanha imbecilidade, idiotice, falta de cognição e aberrações nas pregações do suposto pastor Valadão. Considero um ser humano desqualificado e sua fala é criminosa, os fiéis da Igreja Batistas Lagoinha e o Ministério Público deveriam tomar providências.
Fórum
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) que preside o Parlamento Amazônico, organizou e deu certo o 1º Fórum de Deputadas e Deputados da Amazônia Legal. O evento aconteceu no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados Federais e a pauta central das discussões foram o caos aéreo e a regularização fundiária na Amazônia.
Amazônia
Laerte Gomes (PSD) conseguiu levar para o 1º Fórum de Deputadas e Deputados da Amazônia Legal, em Brasília, deputados estaduais dos estados que compõem a região da Amazônia Legal, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) que preside a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e o ministro das Cidades Jader Filho.
Bolívia
O Estado Plurinacional da Bolívia faz fronteira com o Brasil ao norte e leste, em especial, o estado de Rondônia. A Bolívia tem duas capitais: Sucre (constitucional) e La Paz (sede do governo). Já a fronteira do Brasil com a Bolívia é a mais extensa entre outros países vizinhos, com 3.423 quilômetros, vai de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, passando por Mato Grosso, Rondônia e chega em Assis Brasil, no Acre.
Fronteira
A faixa de fronteira de Rondônia com a Bolívia tem 1.432 quilômetros, se estende do município de Cabixi, passando por Pimenteiras do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e vai até a Ponta do Abunã, no município de Porto Velho.
Relação
Caro leitor, a relação diplomática Brasil e Bolívia não é de hoje, em especial, com o estado de Rondônia. Essa relação existe desde a formalização do Tratado de Petrópolis que tratou da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.E.M-M) e a construção da ponte binacional Brasil-Bolívia no município de Guajará-Mirim.
Frente I
Na Assembleia Legislativa de Rondônia – ALERO, existe a Frente Parlamentar de Integração Brasil e Bolívia, que também não é de hoje, por muito anos foi conduzida pelo ex-deputado estadual e hoje deputado federal Eurípedes Lebrão (União). Atualemente é presidida pela deputada estadual Gislaine Lebrinha (União Brasil), dando continuidade do trabalho do seu pai Lebrão.
Frente II
A Frente Parlamentar de Integração Brasil e Bolívia da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALERO, tem como membros a deputada estadual, a Dra. Taíssa (Podemos) e os deputados estaduais: Alan Queiroz (Podemos), Jean Oliveira (MDB) e Affonso Cândido (PL), como membros titulares, e como suplentes, os deputados Cirone Deiró (União Brasil), Delegado Lucas Torres (PP) e Ezequiel Neiva (União Brasil).
Importância
Não desejo entrar em polêmica, mas a ida da deputada Lebrinha (União), deputada Dra. Taíssa Souza (Podemos), Rosangela Donadon (União), deputado Alan Queiroz (Podemos), Alex Redano (Republicanos) e Lucas Torres (PP), é de suma importância para integração regional Brasil-Bolívia, em especial, para economia de Rondônia.
Colóquio
A agenda dos referidos deputados não se resume apenas comparecer ao Colóquio de Direitos Humanos na Universidade Facultad de Derecho y Ciências Políticas Universidad Mayor de San Andrés, para tratar do tema Direitos Humanos na perspectiva da Legislação do Brasil e da Bolívia. Mas pautas econômicas, energéticas, educação, saúde, turismo e de relações comercias na região transfronteiriça de Costa Marques e Guajará-Mirim, estiveram nas mesas de dicussões.
Legislação
Por que o colóquio para tratar da legislação de Direitos Humanos? O Brasil confere importância geoestratégica às relações com a Bolívia, repito, país com o qual o compartilha sua maior fronteira (3.423 km) e a condição de país amazônico e andino. Já o estado de Rondônia é quem possui a maior faixa de fronteira com o país andino como explicitado.
Orientação
A cooperação energética entre Brasil e Bolívia foi assinada desde de 1958 - "Notas Reversais de Roboré", que serve de orientação para a política energética entre os dois países. Neste caso, o fornecimento de gás boliviano para o Brasil e a construção da Usina Hidrelétrica Binancional do Ribeirão no município de Nova Mamoré – Rondônia, e do outro lado, a Bolívia.
Legislação I
Parlamentares Bolivianos desejam adequar a sua legislação de Direitos Humanos com o Brasil, em especial, Rondônia, ou seja, buscar o mesmo entendimento para brasileiros e bolivianos por conta da construção da ponte binacional Brasil-Bolívia em Guajará-Mirim; da Usina Hidrelétrica Binacional Brasil-Bolívia em Nova Mamoré; a travessia fluvial cruzando o rio Guaporé entre Costa Marques e o país vizinho, Bolívia, próximo à comunidade do Forte Príncipe da Beira.
Legislação II
A adequação da legislação em Direitos Humanos entre o Brasil e a Bolívia, em especial, o estado de Rondônia, é de suma importância por conta dos trabalhadores de ambos os países que vão trabalhar nas obras de construção da ponte e da usina binacional, bem como para os turistas brasileiros e bolivianos que brevemente estarão cruzando a fronteira de carro e de balsas entre os dois países.
Diárias I
Com relação as diárias recebidas pelos referidos deputados estaduais e assessores para se deslocar para Bolívia é legal, é legítimo receber e não é imoral, ninguém trabalha de graça para o Estado e para o contribuinte.
Diárias II
A legislação federal, estadual e municipal, estabelece que a finalidade das diárias é cobrir as despesas de hospedagem, alimentação e locomoção urbana dos servidores públicos que, a serviço, se afastam da sede em caráter eventual ou transitório, para outro ponto do território nacional e internacional.
MDB
Amanhã, (21), a partir das 09h, a pré-candidata Euma Tourinho estará reunindo a militância do MDB na sede do diretório do partido na capital. O evento é para integrar os pré-candidatos a vereadores, os dirigentes partidários e a militância no projeto de candidatura própria do MDB a prefeitura de Porto Velho.
Caciques
Uma fonte do MDB, revelou que a Frente Democrática de Esquerda deverá perder o PDT. Caciques do MDB já conversam com o cacique da legenda brizolista em Rondônia, o ex-senador Acir Gurgacz, para cooptar o pré-candidato a prefeito Célio Lopes (PDT), para figurar como candidato a vice na chapa encabeçada por Euma Tourinho ao Prédio do Relógio.
Recall I
Restará na Frente Democrática apenas a Federação PT/PCdoB/PV e PSB, ou seja, Fátima Cleide (PT) que não deseja disputar o Prédio do Relógio, e Vinicius Miguel (PSB), que com apoio do PT, poderá fazer um recall da sua votação.
Recall II
Já o pré-candidato a prefeito, advogado Samuel Costa, da Federação Rede/PSOL, deverá ser mesmo confirmado como candidato ao Prédio do Relógio. Neste caso, será uma oportundiade para Samuel também fazer um recall na sua votação depois do feito inédito de construir a nominata de vereadores nos partidos em voga.
Rinha
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) entrou em rota de colisão com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALERO, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que faz lembrar uma rinha de galo. Neste caso, um galo deve sair morto e outro com a asa quebrada.
Propositiva
O médico ortopedista Clever Custódio que é pré-candidato a vereador pelo Avante, vem fazendo uma pré-campanha offline e online propositiva e muito bonita. Clever tem grandes chances de conquistar uma cadeira na CMPV.
Na Austrália também se incentiva a população a empreender e ficar rico, depois se pensar em faculdade, com a mesma alegação (concordo) que as faculdades de lá só serve para doutrinação e criação de noi-ados, igualmente no Brasil. Com certeza essa Max Weber é um esquerdopata socialista caviar. Um completo Imbecil, ainda bem que já se foi.