Publicada em 28/06/2024 às 15h42
O trabalho cooperativo e de diálogo com os gestores públicos é uma característica da atuação do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO). E esse comportamento trará melhorias no serviço de saúde ofertado à população de Ji-Paraná.
Na manhã desta sexta-feira (28/6), aconteceu uma reunião envolvendo o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, e sua equipe de governo, o Procurador-Geral do MPC, Miguidônio Inácio Loiola Neto, e a equipe de auditoria do Tribunal de Contas.
Durante o encontro, foram apresentadas, pelo TCE e pelo MPC, as situações constatadas, que merecem aprimoramento, no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.
Representantes do município de Ji-Paraná, do TCE e do MPC se reuniram nesta sexta-feira
Essa nova forma de atuação do Tribunal e do Ministério Público de Contas foi destacada pelo prefeito.
“É uma atuação mais humanizada, que não vem só para punir o gestor. Quero parabenizar o Tribunal e o Ministério Público de Contas, e é um privilégio grande tê-los aqui em nosso município para nos auxiliar e nos orientar”, ressaltou Isaú Fonseca.
O QUE FOI CONSTATADO
Na oportunidade, também foi passado ao gestor o relatório técnico das vistorias. Foram observados, além da quantidade insuficiente de médicos para atender a demanda, problemas na escala de plantão dos profissionais da saúde.
A falta de alguns medicamentos nas farmácias das unidades também foi relatada. Os auditores ainda disseram que não existe plano de contingência para atendimento de demanda extraordinária.
Todos esses pontos levantados também serão encaminhados ao relator responsável pelos processos da área de saúde no TCE-RO.
A prefeitura se comprometeu a solucionar os problemas.
MAIS MUNICÍPIOS
Desde domingo, as fiscalizações do TCE-RO estão sendo realizadas em 11 municípios da região central do estado.
Além de Ji-Paraná, são contemplados: Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá e Vale do Paraíso.