Publicada em 06/06/2024 às 16h31
Na noite desta quinta-feira (5/6), o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) prestigiou a cerimônia de encerramento das atividades do Maio Amarelo, campanha que visa ampliar o debate sobre segurança no trânsito. A cerimônia, realizada no Teatro Estadual Palácio das Artes, contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas, incluindo autoridades, representantes de órgãos, entidades, empresas e instituições de todos os 52 municípios e distritos do estado. O Promotor de Justiça Julian Imthon Farago representou o MPRO na ocasião.
Em seu discurso, o Promotor de Justiça Julian Imthon Farago destacou a importância das ações de conscientização para a preservação da vida e a integridade física das pessoas. "Naturalmente, ações como essa têm como principal objetivo a preservação da vida, a preservação da integridade física de todas as pessoas. Por trás de um acidente, existe um pai que deixa a família, existe um filho que não estará mais presente, um avô que não poderá mais colaborar com a criação dos netos. Então, medidas como essa são absolutamente importantes, relevantes e necessárias para a nossa cidade. Existem vários reflexos em ações como essa. Eu falo especialmente como operador da justiça. Um acidente de trânsito que é evitado representa um processo criminal a menos, um processo civil a menos, uma demanda na área da saúde a menos. Isso para os órgãos da justiça é absolutamente necessário no nosso tão assoberbado judiciário", afirmou.
O membro do MPRO parabenizou todos os envolvidos na campanha, ressaltando o trabalho incansável dos agentes de trânsito, servidores e da Polícia Militar. "Faço questão de parabenizar todos os senhores que participaram ativamente dessa campanha, agentes de trânsito, servidores de trânsito, a Polícia Militar, incansáveis, todo dia, toda hora. Com muito cuidado e muito respeito com as pessoas que participavam, que eram submetidas a essa educação de trânsito, só com educação que nós conseguiremos mudar o trânsito e desenvolveremos um trânsito mais saudável para que as pessoas continuem saudáveis", concluiu.
Durante o encerramento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promoveu oficinas, exposições e apresentações das atividades realizadas durante a Campanha Maio Amarelo em todo o estado. Essas ações estão alinhadas com as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) 2021, que busca desenvolver um trânsito mais seguro e humano através da educação e conscientização da população.
A Campanha Maio Amarelo, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, tem como objetivo principal estimular a participação da sociedade na construção de um trânsito mais seguro. No Brasil, a campanha ganhou força e foi incorporada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como uma iniciativa prioritária, desenvolvendo ações educativas anuais.