Publicada em 14/06/2024 às 14h19
Expocol – Desde quarta-feira (12) está sendo realizada em Rondônia a edição da 36ª Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste-Expocol, mostra tradicional da região polarizada por Colorado do Oeste que será encerrada no domingo (16). A feira leva o nome do saudoso Marcos Donadon, que foi prefeito da cidade. Melki, filho de Marcos também foi prefeito, assim como Mirian, que é da família. O presidente regional do AGIR 36, ex-deputado federal Natan esteve visitando a feira e elogiou a Ascol, que organiza a importante exposição-agropecuária da região do Cone Sul, uma das mais significativas do Estado, no espaço que foi criado pelo seu pai, quando foi prefeito. Adiantou que está organizando o partido e que a meta é eleger o maior número de prefeitos, vices e vereadores nas eleições de outubro próximo.
Ariquemes – Cresce o movimento nos bastidores da política de uma parceria entre duas importantes lideranças do município com relação às eleições municipais de outubro. A prefeita Carla Redano (UB), esposa do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), que assumirá a presidência da Assembleia Legislativa (Ale) a partir de fevereiro do próximo ano, cargo que ele já exerceu de 2021 a 2022) é pré-candidata à reeleição e, existem enormes chances de uma parceria com o deputado federal Thiago Flores (Republicanos), que já foi prefeito de Ariquemes. Flores se filiou recentemente ao Republicanos e as chances são enormes de sua esposa, Daiane Krause em ser vice de Carla.
Ariquemes II – As negociações estão adiantadas e a cada dia mais envolventes. Tudo indica, que teremos uma dupla de mulheres na disputa eleitoral no município. Caso realmente ocorra a parceria seria uma demonstração da força da mulher na política regional. Em Rondônia, a maioria do eleitorado é do sexo masculino (51% a 49%), mas a representatividade tanto nos cargos executivos como nos proporcionais é ínfima. Rondônia, por exemplo, tem 52 municípios e somente em seis mulheres são prefeitas: Lisete Marth de Cerejeiras, Sheila Mosso (Chupinguaia), Raíssa Bento (Guajará-Mirim), Valéria Garcia (Pimenteiras) professora Poliana Guasgui de Vale do Paraíso, e Carla Redano. Que a iniciativa em Ariquemes seja exemplo para outros municípios no incentivo a participação das mulheres no processo eleitoral.
Ji-Paraná – Quem realmente assumiu a pré-candidatura a prefeito de Ji-Paraná é o deputado estadual Affonso Cândido (PL. Ele já foi vereador e nas eleições de 2020 se elegeu com 13.665 votos, o 13º mais bem votado na ocasião. Tudo 13, só não é do PT. O seu partido também tem o médico João Durval (PP), que nas eleições a prefeito de 2020 ficou na terceira colocação com pouco mais de 18% dos votos válidos. Foi eleito Isaú Fonseca, na época no MDB, hoje no União Brasil com 27,57% dos votos válidos. Na segunda colocação ficou o ex-deputado estadual Jhony Paixão (Republicanos). Isaú, que foi afastado em duas oportunidades em 2023, após denúncias de corrupção, retornou em ambas.
Ji-Paraná II – Isaú é um político populista, com porteiras abertas na maioria do eleitorado do município e se prepara para a reeleição. Até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) teremos muitas idas e vindas, o que é comum na política, mas viabilizando seu nome será um adversário difícil de ser batido. O ex-prefeito (dois mandatos seguidos), ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), não se manifestou sobre as eleições municipais deste ano. É uma das lideranças consolidadas do interior. Caso Isaú não consiga disputar a reeleição e Jesualdo se mantenha à margem, as chances de Affonso Cândido são enormes. Mas a tese de alguns apressados, que ele deve concorrer de qualquer jeito, pois “não tem nada a perder” é irreal, porque continuaria no mandato e poderá concorrer à reeleição em 2024. Sim, mas político com fama de perdedor não tem futuro...
Respigo
Servidores públicos, estatutários ou não que estiverem dispostos a concorrer a vereador nas eleições de outubro tem prazo até o próximo dia 5 para se afastarem do cargo. É o que diz a legislação eleitoral +++ A Assembleia Legislativa (Ale), realizou na manhã de hoje sessão extraordinária para analisar assuntos importantes, que estavam pendentes. Um deles os salários dos servidores efetivos +++ É importante destacar, que as sessões extraordinárias eram remuneradas até passado recente. Hoje não +++ A Seleção Brasileira empatou com a Seleção dos Estados Unidos (a de futebol) em 1x1 em apresentação pífia. O goleiro Alisson, que falhou no gol de empate, posteriormente fez aos menos duas defesas difíceis +++ A mesma seleção estadunidense perdeu de 5x1 para a Colômbia, mesmo jogando em casa. A Seleção Brasileira, hoje não é convocada pelo treinador, no caso Dorival Júnior. Quem manda e desmanda são os empresários +++ Temos jogador com a gloriosa camisa verde e amarela que nunca se ouviu falar. Na várzea brasileira temos atletas em condições técnicas bem acima de a maioria dos integrantes da “Selecinha” atual.