Publicada em 06/06/2024 às 08h50
Na data desta quarta-feira (05), a Polícia Civil de Rondônia, em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Penal, deflagrou a 5ª fase da Operação Nomos Krateo, com o cumprimento de medidas cautelares em oito residências na cidade de Ji-Paraná. A operação visa combater o tráfico de drogas e desarticular facções criminosas.
A investigação policial teve início em março de 2023, na Delegacia de Polícia de Presidente Médici, onde foi identificado que duas facções criminosas disputavam o controle do tráfico de drogas na região. Com o avançar das investigações, descobriu-se que ambas as facções possuíam duas gerências dentro do Presídio de Ji-Paraná, Penitenciária Agenor Martins de Carvalho.
A primeira fase da operação foi desencadeada em 27 de outubro de 2023, resultando na prisão de mais de 12 pessoas em Presidente Médici. A segunda fase, em 24 de novembro de 2023, cumpriu mais de vinte medidas cautelares nos municípios de Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. A terceira fase, em 29 de dezembro de 2023, resultou no cumprimento de 20 medidas cautelares e na apreensão de drogas. A quarta fase, em 16 de fevereiro de 2024, envolveu quinze medidas cautelares nos municípios de Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná.
A 5ª fase da Operação Nomos Krateo reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e o tráfico de drogas na região, integrando esforços das polícias Civil, Militar e Penal para garantir a segurança e a ordem pública.