Publicada em 10/06/2024 às 08h40
A reflexão nos permite analisar, criar, fazer e compreender a vida como um processo de conhecimento, como propõe os biólogos Maturana e Varela no livro A Árvore do Conhecimento (2001). Os autores defendem que é necessário entender como os seres vivos conhecem o mundo, essa compreensão é chamada de biologia da cognição porque vivemos no mundo, fazemos parte dele, convivemos com os outros seres vivos e compartilhamos com eles o processo vital. As ideias de Maturana e Varela contêm nuanças que a nossa trajetória de vida nos faz construir nosso conhecimento do mundo, por sua vez, esse último também constrói seu próprio conhecimento a nosso respeito. Maturana e Varela nos convida a “sair do conforto e da passividade de receber informações vindas de um mundo já pronto e acabado – tal como um produto recém-saído de uma linha de montagem industrial e oferecido ao consumo”. Neste caso, devemos participar, interagir e assumir responsabilidades. Portanto, não devemos ter medo de errar, mas de não fazer!
Certezas
Quando entramos em contato com as ideias de Maturana e Varela, a percepção de que as “nossas certezas” são questionáveis, nos deparamos com grandes questões: se isso é certo para mim, e não é para você, então qual certeza é a certeza válida? E quem nos responderá esta questão?
Falhou
Por que tantos jovens estão optando pela Direita e Extrema-Direita nas eleições europeias? Os jovens europeus acreditam que a direita e a extrema-direita podem realmente resolver os problemas que a esquerda tentou resolver e falhou.
Preocupam
As questões que preocupam os jovens europeus: guerra; mudanças climáticas; falta de habitação; primeiro emprego; constituição de família; custo de vida; migração; clima de insegurança; direitos dos transgêneros e o aborto.
Estratégia
Os políticos da Extrema-direita também estão tendo mais sucesso em atrair a atenção dos jovens online: a sua estratégia nas redes sociais é incomparável. O uso do TikTok e do Instagram com vídeos simplistas com temas que preocupam os jovens europeus, atrai a atenção dos mesmos para líderes carismáticos da direita e da extrema-direita.
Reacionário
No Brasil, não é novidade o fato de termos o Congresso Nacional mais reacionário de todos os tempos depois da redemocratização do país. O Governo Lula III enfrenta uma oposição mais alinhada ao mercado, pautas de costumes e do interesse de setores da Direita e Extrema-direita.
Legado
Faleceu no sábado (08) a economista Maria da Conceição Tavares. Em vida, deixou um legado inestimável para esse país e o mundo. O seu único equívoco foi ficar contra o Plano Real.
Calcanhar
O Hospital João Paulo II continuará sendo o calcanhar de Aquiles do Governo do Coronel Marcos Rocha (União). Existem dezenas de pacientes aguardando a regulação nas Upas da capital e nas unidades de saúde do interior.
Mobilizar
Os corredores do Hospital João Paulo II continuam com pacientes aguardando por cirurgias de média e alta-complexidade. Neste caso, o governador Coronel Marcos Rocha (União) precisa mobilizar recursos estaduais para garantir acesso às cirurgias de imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, na rede privada hospitalar.
Confúcio I
O senador Confúcio Moura (MDB) no Ministério do Meio Ambiente com a ministra Marina Silva (Rede) para tratar da LDO de 2025. A visita técnica foi para fazer o levantamento de sugestões importantes para incluir no seu relatório final.
Confúcio II
O senador Confúcio Moura (MDB) deveria liderar a formação de uma Frente Parlamentar Amazônica para defender, junto ao Ministério do Meio Ambiente, a liberação da exploração do petróleo na Margem Equatorial. Enquanto isso, a Guina suga de canudinho nossas riquezas.
Flores
O Republicanos continuará nas mãos da Família Carvalho. Na sexta-feira (07), o ex-vereador da capital, ex-deputado federal e ex-vice-governador, Aparício Carvalho, é o novo presidente estadual do partido em Rondônia. Já o deputado federal Thiago Flores recém filiado a legenda, ficou com a vice-presidência da legenda.
Firmado
O deputado estadual Cássio Gois (PSD) entregou um ônibus moderno e totalmente equipado para o transporte de pacientes a Prefeitura de Cacoal. O novo ônibus, oriundo de suas emendas parlamentares, atende a um compromisso firmado durante a campanha eleitoral.
Atuação
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) tem se destacado na atuação parlamentar em apoio a setores culturais do nosso estado de Rondônia. Ele participou da preparação das quadrilhas Rosas de Ouro, Junina Tradição e Mocidade Junina, para o Arraial Flor do Maracujá, que acontece neste mês de junho na capital.
Anfitrião
No sábado (08), o pré-candidato ao Prédio do Relógio, Benedito Alves, foi o grande anfitrião do evento Qualifica Eleições, de iniciativa do partido Solidariedade e da Fundação 1° de Maio. O evento serviu para orientar e capacitar os pré-candidatos a vereadores e prefeitos da legenda.
Contraditório
Falando em Benedito Alves, ele declara seu posicionamento ideológico como sendo de Direita, porém, sua pré-candidatura ao Prédio do Relógio é apresentada por um partido de Esquerda. Não é contraditório, caro leitor?
Mulheres
A pré-candidata Euma Tourinho (MDB) esteve no sábado (08) participando de evento voltado para mulheres produtoras rurais na Colônia dos Pescadores. Na oportunidade, participou de rodas de conversas para ouvir as reais necessidades das mulheres que realizam a pesca artesanal e trabalham com agricultura familiar.
Disputa
Na feijoada do Buiu, os pré-candidatos Ricardo Frota (Novo) e Samuel Costa (Rede), me afirmaram que não desistem da disputa ao Prédio do Relógio. Ambos disseram que nos próximos dias deverão apresentar o Pré-Plano de Governo para Porto Velho e começar a debater com a população.
Fiasco
O pré-candidato Célio Lopes (PDT) lançou no final de semana a plataforma digital da sua pré-campanha ao Prédio do Relógio. Visitei o seu Instagram, algumas postagens me fizeram relembrar a campanha para prefeito de Porto Velho no pleito eleitoral de 2020, do ex-deputado estadual Sargento Eyder Brasil - PSL na época. O resultado foi um fiasco nas urnas.
Flopou
Ontem (09), não foi só a manifestação bolsonarista que flopou na Avenida Paulista, o candidato a prefeito-tampão do bolsonarismo e do partido PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, também flopou nas urnas em Candeias do Jamari.
Suplementares
Ocorreram ontem (09) as eleições suplementares do município de Candeias do Jamari para escolher o prefeito-tampão até dezembro. Concorreram o ex-deputado Lindomar Garçon (Republicanos), o ex-deputado estadual Ribamar Araújo (PL) e Paulo Cadilak (PMB).
Reinventar
Em 24 de abril, escrevi que Lindomar Garçon (Republicanos) voltou para o município de Candeias de onde tudo começou, para tentar se reinventar politicamente devido à sua imagem pública desgastada na política da capital.
Apoios
Ontem (09), Garçon foi vitorioso com 7.732 votos (74,47%). Garçon contou com apoio de vereadores, lideranças locais e de várias lideranças estaduais, a exemplo do prefeito da capital Hildon Chaves (PSDB), deputada estadual Ieda Chaves (União), deputado federal Maurício Carvalho (União) e da ex-deputada federal Mariana Carvalho (União).
Conseguiu
Garçon (Republicanos) conseguiu unir no seu palanque o deputado estadual Alex Redano (Republicanos) e o deputado estadual Rodrigo Camargo (Republicanos), porém, ambos não conseguem se entender em Ariquemes. Garçon também contou com o apoio do deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), que indicou a candidata a vice-prefeita, professora Edneia de Brito (Republicanos).
Estratégico
Quem fez a diferença no jogo estratégico na eleição suplementar em Candeias do Jamari foi o ex-deputado estadual Jair Montes (Avante), que convenceu o vereador Jorge Saldanha (Avante) de retirar a candidatura ao cargo de prefeito-tampão e declarar apoio a Garçon (Republicanos).
Bolsonarista
Já o candidato bolsonarista Ribamar Araújo (PL) ficou em segundo lugar com 2.512 votos (24,19%). Ribamar contou com apoio dos senadores Marcos Rogério (PL), Jaime Bagatolli (PL), da deputada federal Silvia Cristina (PL), do deputado estadual Lucas Torres (PP), deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) e do ex-governador Ivo Cassol (PP).
Tiro
Lideranças bolsonaristas do PL apostaram que o vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do senador Marcos Rogério, ambos do PL, pedia voto para o candidato Ribamar. Todos apostavam que o vídeo do ex-presidente Bolsonaro seria um tiro de bazuca no favoritismo de Garçon (Republicanos). Na verdade, o tiro foi de garrucha.
Prenúncio
A vitória esmagadora que ninguém esperava de Garçon (Republicanos) em Candeias, o deixa fortalecido para buscar a reeleição no pleito de outubro próximo. Já a derrota do bolsonarismo em Candeias do Jamari pode ser um prenúncio de que a extrema-direita está perdendo forças em Rondônia.