Publicada em 27/06/2024 às 11h30
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Agência de Desenvolvimento (ADPVH), está promovendo uma série de encontros setoriais no auditório do Sebrae, como parte do Plano de Desenvolvimento Sustentável Econômico da cidade, projetado para os horizontes de 2030 a 2050. Na quarta-feira (26), ocorreram dois importantes encontros.
Pela manhã, o encontro foi focado no setor da Indústria. Segundo Aldo Melo, assessor técnico da ADPVH, a discussão abordou diversas dificuldades enfrentadas pelo setor industrial, tais como problemas logísticos, de mão de obra e garantias energéticas. A reunião teve como objetivo identificar esses desafios e idealizar soluções para que, em 2030, Porto Velho tenha um cenário industrial ideal, com todos os problemas corrigidos e novas oportunidades exploradas.
No período da tarde, o foco foi o setor de Inovação, Conhecimento e Pesquisa. Esse encontro envolveu startups, órgãos de pesquisa e instituições como a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), que possui um braço voltado para inovação e tecnologia. A discussão girou em torno de problemas e necessidades deste setor, com o intuito de traçar um novo norte para Porto Velho, buscando corrigir deficiências e promover avanços tecnológicos e educacionais.
"Discutir o desenvolvimento do município é fundamental. E quando você traz as instituições e a sociedade para discutir, você vai ter um produto que realmente reflita o município. Cada um tem que se enxergar dentro daquele ponto. Cada um tem que entender o pertencimento. Quando a gente entende que pertence, àquilo que é nosso, você vai executar. Uma das discussões aqui é a resistência à cultura de transformar, de mudar, de modificar. E quando você pertence àquilo, você consegue fazer muito mais fácil. Você consegue realmente aceitar aquilo e lutar para chegar ao seu propósito final", destacou Gilberto Baptista, superintendente da Fiero.
CONTEXTO DOS ENCONTROS
Os encontros setoriais fazem parte de um plano maior que visa planejar o desenvolvimento da cidade a longo prazo. O processo começou de forma on-line e agora está sendo realizado presencialmente. Na quinta-feira, todo o conjunto de informações coletadas será finalizado em uma audiência pública, onde os resultados serão apresentados e refinados, formando um plano concreto para o futuro da cidade.
"Precisamos ouvir as sugestões e demandas dos diversos setores econômicos para compilar um plano abrangente e eficaz. Este trabalho continuará ao longo do próximo ano, com mais etapas e encontros para garantir que todos os setores sejam contemplados e que Porto Velho esteja bem preparada para os desafios e oportunidades dos próximos anos", frisou Aldo.