Publicada em 25/06/2024 às 14h29
A Prefeitura de Porto Velho realizou, na segunda-feira (24), a primeira reunião presencial dos encontros setoriais, referentes à discussão do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município de Porto Velho (PEDS) para o período de 2030 a 2050.
Sob a coordenação da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) a reunião, que aconteceu no auditório do Sebrae, tratou sobre mobilidade, logística e infraestrutura.
“Precisamos discutir quais são as ações necessárias para tornar a cidade mais atrativa para os ambientes de negócios, ao desenvolvimento econômico, mas trazendo também a questão da sustentabilidade e da inclusão social, porque nós só teremos um desenvolvimento econômico de fato e real, se houver também a transformação da vida do cidadão que aqui existe”, comentou Leandro Dill, Presidente da ADPVH.
Ele acrescentou que as discussões buscam convergir o cenário em que a cidade se encontra atualmente com análise de tendência sobre qual o futuro de Porto Velho. Com essa perspectiva, é preciso entender quais os setores que geram a economia, as vocações econômicas, vocações que não estão sendo exploradas e as que estão sendo.
Também será avaliada a relação dos indicadores econômicos comparando-os com a qualidade de vida das pessoas, inclusive os idosos, para saber se estão sendo bem cuidados. “Juntando padrão de qualidade de vida e números da área econômica, a gente vai fazer um diagnóstico sobre como está o desenvolvimento econômico do município hoje, e para onde nós podemos imaginar que ele possa ir”, completou.
As atividades estão sendo conduzidas por Luiz Fragomeni e Sérgio Cordioli, representantes da Fundação de Apoio à Universidade Federal do Paraná (Funpar). Eles conduziram a primeira etapa dos encontros setoriais on-line e agora estão à frente das reuniões presenciais.
Nesta terça e quarta-feira (25 e 26), tem encontro pela manhã e à tarde sobre cada uma das setoriais que se encontram disponíveis no site https://www.paedspvh.com.br/. Nesse site o público encontra toda a agenda dos encontros que acontecem esta semana e o que vai acontecer nas próximas fases. As pessoas também podem contribuir com a sua opinião (caso não possam comparecer às reuniões), preenchendo o formulário on-line.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
“As informações estão sendo compiladas e na quinta-feira (27), às 19h, no Teatro Banzeiros, será feita uma audiência pública para apresentar o extrato desses encontros virtuais e presenciais, além de apresentarmos o projeto como um todo. Também haverá espaço para que o público presente possa fazer observações”, acrescentou Leandro Dill.
FUNPAR
Luiz Henrique Fragomeni, um dos representantes da Funpar, disse que nesse caso específico o papel da entidade é ouvir os especialistas da área de mobilidade e infraestrutura, além de outras pessoas que têm interesse sobre como o setor pode contribuir para o futuro do desenvolvimento econômico sustentável de Porto Velho.
“Ouvindo as várias entidades do município e contextualizando toda essa vocação de Porto Velho de ser um pólo multimodal, logístico e de produção de conhecimento na área de biotecnologia”, destacou.
A apresentação dos temas e as discussões foram conduzidas por Sérgio Cordioli, que também faz parte da Funpar.
PARTICIPANTES
Participaram dessa primeira reunião presencial, representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), da Agência Reguladora de Porto Velho e empreendedores, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
25 de junho (terça-feira)
9h às 12h – Setor Comércio, Serviço, Construção e Parcelamento
14h às 17h – Setor Agronegócio
26 de junho (quarta-feira)
9h às 12h – Setor Indústria
14h às 17h – Setor Inovação, Conhecimento e Pesquisa
27 de junho (quinta-feira)
9h às 12h – Setor Saúde
14h às 17h – Setor Gestão Pública