Publicada em 06/06/2024 às 08h38
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO) e a Receita Federal estiveram reunidos na última semana para avaliar o fortalecimento dos pequenos negócios no estado, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Participaram da reunião o delegado da Receita Federal, Leonildo Camilo Rosa e os diretores técnico, Alessandro Crispim Macedo, e administrativo e financeiro, Eduardo Fumyari, do Sebrae RO.
Trata-se de um projeto desenvolvido pela Receita Federal, em parceria com instituições de ensino, visando a oferta de serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas, através dos cursos superiores. Vale destacar, contudo, que os serviços pleiteados são de apoio e orientação e não substituem um escritório de contabilidade.
O atendimento do NAF prevê a capacitação de estudantes das instituições de ensino que ofertam cursos em áreas de negócios, como Administração e Ciências Contábeis. O serviço facilitará o acesso à execução de diversos serviços como a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), Declaração de Imposto de Renda, entre outros, operando como um posto de atendimento externo da Receita Federal”, detalhou o diretor-técnico do Sebrae RO, Alessandro Crispim Macedo.
Dentro do projeto, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal busca ampliar a conscientização tributária e a cidadania ativa. Um dos objetivos dessa iniciativa é disponibilizar, de forma gratuita, orientação fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), pequenos proprietários rurais e Organizações da Sociedade Civil (OSC), sem acesso a serviços contábeis ou, que tenham dificuldades no uso de meios digitais.
“Além disso, este projeto será de grande valia aos acadêmicos, uma vez que irá proporcionar aos estudantes, participantes do projeto, conhecimentos a respeito da função socioeconômica dos tributos. Sem sombras de dúvidas, é um projeto que irá qualificar o futuro profissional por meio da vivência prática acerca do cumprimento das obrigações tributárias”, ressalta o diretor administrativo-financeiro do Sebrae RO, Eduardo Fumyari.
Para o delegado Leonildo Camilo Rosa, a união entre a Receita Federal e o Sebrae será de extrema valia para toda a comunidade. "Dada a coincidência de propósitos, visto que ambas as instituições têm o compromisso de prestar serviços de orientação e apoio aos empreendedores e à sociedade, julgamos oportuna, racional e feliz a celebração da parceria para somar esforços e para, valorizando as experiências acumuladas em suas ricas histórias, realizar de modo pleno o potencial de entrega dos envolvidos.
Trata-se de iniciativa com perspectiva de gerar consideráveis ganhos a todos. Ganha a sociedade por contar com mais canais de atendimento, ganham os estudantes envolvidos por experimentarem aspectos práticos de suas futuras demandas profissionais e ganham as instituições parceiras por cumprirem suas missões de modo sinérgico e colaborativo", destacou.